Topo

Dois atletas são excluídos da Vila Olímpica por doping nos Jogos de Inverno

05.02.14 - Biatleta Evi Sachenbacher-Stehle se prepara para os Jogos de Sochi; alemã foi pega por doping - Getty Images
05.02.14 - Biatleta Evi Sachenbacher-Stehle se prepara para os Jogos de Sochi; alemã foi pega por doping Imagem: Getty Images

Da AFP

Em Sochi (Rússsia)

21/02/2014 13h08

Os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, na Rússia, registraram nesta sexta-feira (21) dois casos de doping: do italiano William Frullani, do bobsled, e da alemã Evi Sachenbacher-Stehle, do biatlo. Ambos foram excluídos da Vila Olímpica por causa do teste positivo.

A substância encontrada no teste de Frullani foi o estimulante dymetylpentylamina. O italiano, que competia no atletismo antes de mudar para o bobsled, em 2012, disputaria a prova por equipes dos Jogos de Inverno, que começaria neste sábado (22). Ele será substituído pelo reserva Samuele Romanini.

Já a biatleta alemã competiu em cinco provas dos Jogos de Inverno e havia encerrado sua participação na última quarta-feira. Seu melhor resultado foi dois quartos lugares, conquistados na saída em massa 12,5 km e no revezamento misto, este último com a equipe da Alemanha.

A substância proibida encontrada na prova e na contraprova do teste da alemã foi a metilhexanemina, um suplemento alimentar. A Federação Internacional de Biatlo ainda decidirá sobre a eventual punição que Sachenbacher-Stehle terá que enfrentar.

”Estou vivendo o pior pesadelo que se pode imaginar, e não consigo explicar o porquê do positivo. Só posso assegurar que em nenhum momento tomei conscientemente substâncias proibidas e farei de tudo para esclarecer completamente o caso”, afirmou a atleta, que disse ter se cuidado com relação aos suplementos alimentares.

“Cada caso de doping é uma decepção, mas também é uma prova de que o sistema de controle funciona”, afirmou Michael Vesper, chefe da delegação alemã. Ele disse que a agência antidopagem alemã havia alertado, antes dos Jogos, para o consumo de suplementos alimentares por causa da presença da metilhexanemina nos mesmos.