Topo

Ex-goleiro do Atlético-PR obtém nacionalidade russa

Divulgação / Site Oficial
Imagem: Divulgação / Site Oficial

Da AFP, em Moscou

23/11/2015 15h19

Revelado pelo Atlético-PR, o goleiro brasileiro Guilherme Matinato, do Lokomotiv Moscou, obteve a nacionalidade russa.

"Vivo aqui com minha família e nos sentimos em casa aqui. Estou feliz por fazer parte deste grande país", afirmou Guilherme, de 29 anos, em declarações ao site oficial do clube.

No Lokomotiv desde 2007, depois de ser goleiro reserva do Atlético-PR por quatro anos, o brasileiro optou por pedir a nacionalidade russa para liberar uma vaga para estrangeiros na equipe. O regulamento do campeonato restringe a seis o número de atletas de fora do país.

Nunca convocado para a seleção brasileira, Guilherme ainda disse que estaria encantado em defender a Rússia.

O lateral Mário Fernandes (ex-Grêmio), que atua em outro time de Moscou, o CSKA, também cogitou jogar pela seleção russa. Chegou a recusar uma convocação para a seleção brasileira em 2011, sob o comando de Mano Menezes, e voltou a ser chamado por Dunga em outubro do ano passado.

O presidente da comissão esportiva da câmara baixa do Parlamento Russo, Igor Ananskikh, sugeriu neste ano um emenda à lei que rege a obtenção da nacionalidade russa, para facilitar sua obtenção por atletas estrangeiros.

O deputado justificou a medida pelo sucesso de naturalizados, como o patinador de velocidade Viktor Ahn, de origem sul-coreana, que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos de Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, ou Vic Wild, nascido nos Estados Unidos, bicampeão olímpico de snowboard no mesmo evento.