Topo

Barça inicia 2016 com dérbi; Arsenal quer se manter na ponta

01/01/2016 16h08

Madri, 1 Jan 2016 (AFP) - Depois de encantar o mundo em 2015, o atual campeão europeu e mundial Barcelona disputa neste sábado seu primeiro jogo de 2016, o clássico com o vizinho Espanyol, enquanto o Arsenal recebe o Newcastle para tentar se manter na liderança da Premier League Inglesa.

Apenas os campeonatos de Inglaterra e Espanha terão rodadas neste fim de semana, mas os clubes da elite francesa também entrarão em campo, para estrear na Copa da França. O atual campeão Paris Saint-Germain enfrenta o modesto Wasquehal, da quarta divisão, que precisa de um milagre para acabar com a hegemonia dos parisienses em competições nacionais.

Na Alemanha e na Itália, o recesso natalino continua. A Bundesliga só volta apenas em 22 de janeiro, enquanto a Série A do "Calcio" terá suas primeiras partidas de 2016 na semana que vem, a partir de terça-feira.

Dérbi catalão em dose tripla "Espetacular". Homem de poucas palavras, Lionel Messi resumiu de forma bem clara o que foi o ano de 2015 do Barça.

Com cinco títulos de seis possíveis (Liga dos Campeões, Liga Espanhola, Campeonato Espanhol, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes), o clube catalão só não conseguiu repetir o "sextete" de 2009, na era Guardiola, por ter deixado escapar a Supercopa da Espanha.

O próprio Messi, que é o grande favorito para faturar a quinta Bola de Ouro em 11 de janeiro, admitiu na última quarta-feira que não será nada fácil manter o nível neste novo ano.

"Pelo que fizemos, será complicado repetir esse desempenho em 2016, mas vamos tentar, como sempre. Temos um grande elenco e motivação para fazer coisas importantes. Vamos tentar e ver o que acontece", afirmou o craque argentino, que deixou sua marca na goleada de 4 a 0 sobre o Betis, sua 500ª partida oficial com a camisa "blaugrana".

Enquanto o sétimo episódio de Guerra nas Estrelas está batendo todos os recordes de bilheteria nos cinemas, os astros do Barça terão pela frente uma trilogia que tem tudo para proporcionar fortes emoções ao torcedor: três dérbis contra o Espanyol em dez dias.

O primeiro deles será neste sábado, no estádio Cornellà-El Prat, casa do Espanyol, pela 19ª rodada da Liga, e os dois times catalães também se enfrentam em 6 e 13 de janeiro, pelas oitavas de final da Copa do Rei.

Se olhar para a tabela, o confronto com o 11º colocado da tabela não deve causar muitos problemas a Messi e companhia, que lideram o campeonato com os mesmos 38 pontos do Atlético de Madri, mas os 115 anos de rivalidade sempre dão um sabor especial ao confronto.

Será o primeiro dérbi do romeno Constantin Galca como técnico do Espanyol, que defendeu de 1997 a 2001 nos seus tempos de jogador. Em dezembro, o treinador substituiu Sergio Gonzales, demitido por conta de uma sequencia de maus resultados.

Benítez de volta a MestallaSe vencer, o Barça dará um grande passo rumo à conquista do título simbólico de "campeão de inverno", time que termina o primeiro turno na liderança.

Os comandados de Luis Enrique ainda têm a vantagem de contar com um jogo a menos, que disputarão em fevereiro, contra o Sporting Gijón, por conta da participação no Mundial de Clubes, em dezembro.

Por isso, o Atlético precisa derrotar o lanterninha Levante em casa, também neste sábado, para continuar na cola dos catalães.

Para ser "campeão de inverno" pela primeira vez desde 1996, o clube "colchonero", que ostenta a melhor defesa do campeonato, com apenas oito gols sofridos, tem a obrigação de vencer os dois próximos jogos e torcer por um tropeço do Barça.

Já o Real Madrid, que está dois pontos atrás dos líderes, terá um duelo complicado com o Valencia, em partida com forte carga emocional para o técnico "merengue", Rafael Benítez.

Sob pressão por conta do desempenho irregular do time nesta temporada, "Rafa" reencontrará a torcida valenciana, a qual brindou com dois títulos nacionais (2002 e 2004), além da conquista da Copa da Uefa, antiga versão da Liga Europa, em 2004.

Benítez ganhou sobrevida na última quarta-feira, com a vitória por 3 a 1 sobre a Real Sociedad, com direito a dois gols de Cristiano Ronaldo, mas ainda precisa lidar com a sobra do ex-craque Zinedine Zidane, atual técnico do time B "merengue", cotado para substituí-lo.

'Gunners' a ponto de bala Pela primeira vez na temporada, o Arsenal terminou uma rodada na liderança. Isso aconteceu graças à vitória por 2 a 0 sobre o Bournemouth, na última segunda-feira, por ter um saldo de gols superior ao surpreendente Leicester, que tem os mesmos 39 pontos, mas um saldo de gols inferior (15 contra 12).

Para se manter na ponta, o time comandado por Arsène Wenger conta com a grande fase do alemão Mesut Ozil, que já soma 16 assistências na competição.

Já o Leicester, que vem de dois tropeços seguidos (derrota por 1 a 0 para o Liverpool e empate sem gols em casa com o Manchester City), precisa vencer o Bournemouth para não correr risco de ser distanciado pelos "Gunners".

Terceiro colocado a três pontos dos líderes, o City visita o recém-promovido Watford, que está fazendo uma temporada acima do esperado graças à sua dupla de ataque formada por Ighalo e Deeney.

Os "Hornets" surpreenderam dois "medalhões" em dezembro, o Liverpool, que atropelou por 3 a 0, e o Chelsea, com o qual arrancou o empate em 2 a 2, em Londres.

Sem causar muito alvoroço, o Tottenham continua escalando na tabela e tentará se manter no G4. Com 35 pontos, os "Spurs" visitam o Everton no domingo, em busca da quarta vitória seguida na Premier League.

O atual campeão Chelsea (14º), que vem de um empate sem gols com o Manchester United (6º), tentará dar o troco no vizinho Crystal Palace (5º), para o qual perdeu por 2 a 1 em pleno Stamford Bridge, em agosto.

O United recebe o Swansea, em partida que pode selar o destino do técnico Louis Van Gaal. O time galês tem sido o carrasco dos "Red Devils", com três vitórias nos últimos três confrontos, todos pelo placar de 2 a 1.

PSG quer manter supremacia na FrançaO atual tricampeão francês abocanhou nada menos do que quatro títulos nacionais em 2015 (Ligue 1, Copa da França, Copa da Liga e Supercopa Francesa) e pretende repetir o feito neste ano, embora a grande prioridade dos proprietários catarianos seja a Liga dos Campeões.

Depois de cair nas quartas de finais das últimas três edições, os parisienses encaram em fevereiro o Chelsea. No ano passado, o PSG eliminou o Chelsea nas oitavas.

Antes de voltar ao cenário europeu, a primeira participação em copas nacionais será neste domingo, contra o Wasquehal, da quarta divisão.

Já o vice-líder da Ligue 1, o Monaco, terá pela frente um time ainda mais modesto, o JS Saint-Jean Beaulieu, que disputa um campeonato regional equivalente à sétima divisão nacional.

O time do Principado guarda, porém, péssimas lembranças de confrontos com times de divisões inferiores. Há exatos dois anos, em janeiro de 2014, os monegascos perderam o atacante Falcao García, que sofreu uma grave lesão no joelho contra o Chasselay, outro time amador.

Vice-campeão da última edição da Copa da Liga francesa, o Bastia visita o Sedan, time de terceira divisão que já foi campeão da Copa da França duas vezes, em 1956 e 1961.

-- Principais jogos deste fim de semana nos Campeonatos Europeus (horário de Brasília):

-- Espanha:

Sábado:

(13h00) Espanyol - Barcelona

(17h30) Atlético de Madri - Levante

Domingo:

(17h30) Valencia - Real Madrid

--Inglaterra:

- Sábado:

(10h45) West Ham - Liverpool

(13h00) Arsenal - Newcastle

Leicester - AFC Bournemouth

Manchester United - Swansea City

(15h30) Watford - Manchester City

- Domingo:

(11h30) Crystal Palace - Chelsea

(14h00) Everton - Tottenham

-- Copa da França:

- Sábado:

(17h45) Sedan - Bastia

- Domingo:

(11h15)

Limoges - Lyon

Wasquehal - Paris SG

(15h00) Monaco - JS Saint-Jean Beaulieu.