Esporte

Retorno do 'Calcio' e Copas nacionais agitam semana na Europa

04/01/2016 17h11

Paris, 4 Jan 2016 (AFP) - O Campeonato Italiano está de volta nesta terça-feira, com o sempre explosivo clássico genovês entre Genoa e Sampdoria, enquanto Espanha e Inglaterra aproveitam o meio de semana para encaixar mais uma rodada de Copas nacionais.

A Copa da Liga inglesa já entra na sua reta final, com a possibilidade de um dérbi de Merseyside na decisão, se Liverpool derrotarem nas semis Stoke e Manchester City, respectivamente.

Já a Copa do Rei está apenas nas oitavas de final, mas tem a promessa de mais um clássico quente entre Barcelona e Espanyol, depois do empate sem gols do último sábado, pela Liga Espanhola.

Clássico do medo em GênovaA primeira partida de 2016 na Série A italiana coloca frente a frente dois arquirrivais que iniciaram a temporada com ambições renovadas, com desempenhos promissores na última edição.

Genoa e Sampdoria chegaram a sonhar com a classificação em competições continentais, e fecharam o campeonato em sexto e sétimo, respectivamente. Hoje, o time 'rossoblu' está na beira da zona de rebaixamento, em 17º, e a Samp em 14º.

"Tivemos um bom tempo para descansar durante o recesso de Natal, e queremos mostrar que não merecemos estar nesta posição na tabela", avisou o meia venezuelano Tomas Rincón, do Genoa, em entrevista ao canal Sky Sport.

"O dérbi é sempre uma partida especial, diferente de qualquer outra, então a única coisa que importa é a vitória", completou o atleta de 27 anos, cujo time não vence desde o fim de novembro.

Já o técnico da Samp, Vicenzo Montella, também disse que aproveitou as festas de fim de ano para "recarregar as baterias".

"Para vencer, vamos precisar de muita determinação. Respeitamos muito o adversário, que tem um dos elencos mais completos do campeonato, mas sofreu muito com lesões nesta temporada", analisou.

Na parte de cima da tabela, a luta à distância pelo título continua, com o líder Inter de Milão e a Fiorentina (2º) jogando fora de casa na tarde de quarta-feira, contra Empoli (8º) e Palermo (16º), respectivamente.

O Napoli (3º), que tem os mesmos 35 pontos da Fio, um a menos que a Inter, recebe à noite o Torino (12º).

Três pontos apenas atrás do líder, a atual tetracampeã Juventus está voltando com tudo em busca do penta depois de um início de temporada desastroso, tem tudo para conseguir a oitava vitória seguida, contra o lanterninha Verona, em Turim.

Terra dos Beatles em festaEm Liverpool, a torcida está dividida entre o vermelho do time que leva o nome da cidade e o azul do Everton, mas os dois rivais só podem se enfrentar na final da Copa da Liga.

Os confrontos das semifinais começam nesta semana, e os jogos de volta acontecerão apenas no fim do mês, nos dias 26 e 27 de janeiro.

Com desempenho muito irregular nesta temporada, os 'Reds' são os primeiros a entrar em campo, contra o Stoke City, para tentar se redimir da derrota (2-0) sofrida no último domingo, no campo do West Ham, pela Premier League.

Os comandados de Jurgen Klopp têm a seu favor o peso da camisa, mas os 'Potters' já mostraram que são osso duro de roer. Eliminaram o Chelsea nos pênaltis nas oitavas de final da competição, e derrotaram o poderoso Manchester United com autoridade por 2 a 0 no 'Boxing day' (26 de dezembro).

Já o Everton, que foi derrotado por 4 a 3 pelo Stoke na semana passada, inicia o confronto em casa, no estádio Goodison Park, mas não é favorito do seu duelo com o Manchester City.

Campeões da competição em 2014, os 'Citizens' vêm de uma vitória suada de virada (2-1) no campo do Watford, no último sábado, e tiveram um desempenho irregular durante as festas de fim de ano, com derrota para o novo líder Arsenal e empate sem gols com o vice Leicester.

Para surpreender o terceiro colocado da Premier League 'Toffees' do Everton apostam no artilheiro do campeonato, o belga Romelu Lukaku, que passou em branco no domingo, mas deu passe para o gol de Lennon no empate em 1 a 1 com o Tottenham.

Barça-Espanyol, episódio IIO chaveamento da Copa do Rei e a tabela da Liga Espanhola quiseram que os dois rivais catalães se enfrentassem três vezes em dez dias.

O primeiro capítulo da trilogia aconteceu no sábado, no estádio Cornellà-El Prat, casa do Espanyol, com empate sem gols num clássico tenso, em que Messi e Suárez acertaram a trave.

Neymar também passou muito perto de anotar um golaço, e foi novamente vítima de insultos racistas, de acordo com imagens da TV espanhola que registraram gritos de macaco quando o brasileiro tocava a bola.

Nesta quarta-feira, o mandante será o Barça, e o Camp Nou tampouco deve dar uma acolhida nada amigável aos 'Periquitos'.

Só não se sabe se o técnico Luis Enrique vai escalar sua força máxima, já que não faltam compromissos importantes nas próximas semanas.

Em novembro, o treinador usou um time repleto de reservas para eliminar o modesto Villanovense, da terceira divisão. Desta vez, porém, o adversário é muito mais qualificado, e os 115 anos de rivalidade também devem pesar na balança.

Com o tropeço no dérbi, o Barça perdeu a liderança da Liga Espanhola para o Atlético de Madri, que também entra em campo nesta quarta-feira, contra outro time da região da capital, o Rayo Vallecano.

Já o Real Madrid está eliminado por ter escalado de forma irregular o russo Denis Cheryshev contra o Cadiz, da terceira divisão. O time andaluz herdou da vaga, e enfrentará O Celta de Vigo na quinta-feira.

As partidas de volta das oitavas de final acontecerão na semana que vem, no dia 13 de janeiro.

-Principais jogos do meio de semana no futebol europeu:

-Campeonato Italiano (18ª rodada):

Terça-feira:

(17h45) Genoa - Sampdoria

Quarta-feira:

(12h00) Sassuolo - Frosinone

Chievo - Roma

Palermo - Fiorentina

Milan - Bologna

Juventus - Hellas Verona

(15h00) Empoli - Inter

(17h45) Napoli - Torino

-Copa da Liga Inglesa (partidas de ida das semifinais):

Terça-feira:

(18h00) Stoke City - Liverpool

Quarta-feira:

(18h00) Everton - Manchester City

- Copa da Espanha (partidas de ida das oitavas de final)

(17h30) Barcelona - Espanyol

(19h05) Rayo Vallecano - Atlético de Madri.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo