Esporte

Zidane inicia em clima de festa 'desafio difícil' de reerguer o Real

05/01/2016 14h56

Madri, 5 Jan 2016 (AFP) - Zinedine Zidane comandou nesta terça-feira seu primeiro treino no comando do time principal do Real Madrid, e foi ovacionado pela torcida na hora de iniciar "um desafio difícil" com sede de títulos, como nos tempos de jogador.

"É certamente um desafio difícil, mas me deixa animado. Estou motivado para enfrentá-lo e dar meu máximo para ganhar títulos", afirmou o francês de 43 anos, na sua primeira entrevista coletiva depois da sua nomeação para substituir Rafael Benítez, demitido na segunda-feira.

Ídolo do Real, onde brilhou em campo de 2001 a 2006, o ex-craque foi recebido com muita festa aos gritos de 'Zizou, Zizou' por cerca de 5.000 torcedores deu início ao seu primeiro treino ao Centro de Treinamento de Valdebebas, no subúrbio de Madri, às 11h00 locais (8h00, no horário de Brasília).

A atividade foi excepcionalmente aberta ao público pelo fato desta terça-feira ser feriado na Espanha, por ser véspera do Dia de Reis.

"O grande dia chegou. Me deram a oportunidade de assumir a equipe e aceitei porque gosto do desafio", disse o ex-craque, que revelou ter recebido a proposta apenas na segunda-feira, e ainda não determinou os termos do seu contrato.

Antes de ser promovido para a equipe principal, Zidane era treinador do Real Madrid Castilla, o time B do clube, e seu contrato ainda vale por dois anos e meio.

No CT, que Zidane conhece muito bem, o ambiente estava bem mais relaxado do que nas últimas semanas, marcadas pela pressão intensa sobre Benítez, criticado por não ter o vestiário na mão e usar uma estratégia julgada defensiva demais pelos padrões do Real.

Apesar do início ser em clima de festa, o francês sabe muito bem que está assumindo um cargo de risco: o presidente do clube, Florentino Pérez, já usou um time inteiro de treinadores (11) nos seus 12 anos de mandato.

'Zidane é sinônimo de sonho'Para evitar ter o mesmo destino que Benítez, 'Zizou' tem como trunfo o fato de ser um homem de confiança do cartola, que o contratou a peso de ouro (cerca de 75 milhões de euros) em 2001, no auge da sua carreira de jogador.

O investimento foi mais do que rentabilizado, porque o craque encantou a torcida durante cinco temporadas mágicas, com destaque para o gol antológico marcado na final da Liga dos Campeões de 2002.

Três anos depois de encerrar sua carreira, em 2006, Zidane voltou ao Real, como conselheiro de Pérez, antes de aprender o trabalho de treinador como auxiliar do italiano Carlo Ancelotti, na temporada 2013-2014.

Foi assim que o ídolo se tornou querido entre os jogadores atuais do elenco 'merengue', o que era longe de ser o caso de Benítez.

"É uma grande aposta, mas ele tem o respeito dos atletas", resumiu à AFP Pablo Alonso, torcedor de 37 anos que veio ao CT com o filho. "Zidane é sinônimo de sonho", enfatizou, deixando de lado a desconfiança pela pouca experiência do craque como treinador.

A torcida espera que o novo treinador tenha um destino similar ao de Pep Guardiola, ícone do arquirrival Barcelona, que, como o francês, tinha como única experiência o comando do time B antes de conquistar todos os títulos possíveis com a principal.

'Zizou', porém, prefere seguir o próprio caminho: "Guardiola é Guardiola, é um treinador incrível, mas não quero ser comparado a ele. Preciso fazer meu trabalho, a la Zidane mesmo", completou o ícone, que promete um futebol "belo e ofensivo".

O primeiro jogo sob o comando do francês será sábado, no estádio Santiago Bernabéu, contra o Deportivo La Coruña, no qual marcou um dos seus gols mais bonitos, há exatos 14 anos, em janeiro de 2002.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo