Esporte

Arsenal coloca liderança a prova em Anfield; Barça encara mais um dérbi

11/01/2016 15h14

Paris, 11 Jan 2016 (AFP) - Todas as atenções do futebol mundial estão voltadas para a entrega do prêmio Bola de Ouro, nesta segunda-feira, mas a semana também será agitada dentro das quatro linhas, com destaque para o choque entre Liverpool e Arsenal.

Além da 21ª rodada da Premier League inglesa, a bola também vai rolar na Espanha, na França e na Itália para mais uma série de jogos de copas nacionais.

A Copa do Rei terá o terceiro e último capítulo da trilogia do clássico catalão entre Barcelona e Espanyol, depois de dois primeiros dérbis quentes e polêmicos neste início de 2016.

O clima também deve esquentar na França, para o choque entre Paris Saint-Germain e Lyon, pelas quartas de final da Copa da Liga.

Prova de fogo para os 'Gunners'Depois de 12 anos sem ver o time levantar o troféu da Premier League, o torcedor do Arsenal volta a sonhar em reviver as glórias do início do trabalho de Arsène Wenger, marcado pelo tricampeonato de 1998, 2002 e 2004. O clube do norte de Londres assumiu a liderança no último jogo de 2015, e conseguiu se manter na ponta, ao abrir o ano com vitória sobre o Newcastle.

No último sábado, os 'Gunners' venceram outro time que luta para se manter na elite, o Sunderland (3-1), na Copa da Inglaterra.

Nesta quarta-feira, em Anfield, a tarefa promete ser bem mais complicada, mas Wenger contará com os retornos do alemão Mesut Özil e do galês Aaron Ramsey.

O time londrino teve um dia a menos de descanso que o Liverpool, mas tem a vantagem de ter poupado mais jogadores do que o adversário no fim de semana.

Mesmo com titulares como o belga Benteke em campo, os 'Reds' não foram capazes de derrotar o modesto Exeter, da quarta divisão (2-2), e terão que disputar mais uma partida, o que deve desgastar ainda mais um elenco bastante castigado por lesões.

O Arsenal sofreu apenas uma derrota nas últimas nove partidas, mas não vence em Anfield desde 2012. Oitavo colocado da Premier League, o Liverpool vem pecando pela irregularidade e precisa engatar uma série de vitórias para subir na tabela.

Vice-líder, a dois pontos dos 'Gunners' (42 contra 40), o surpreendente Leicester não vence há três rodadas, e terá um duelo complicado, no campo do Tottenham (4º). Os dois times já se enfrentaram no último domingo, com empate em 2 a 2 na Copa da Inglaterra.

O Manchester City está logo atrás, com 39, e recebe o Everton (11º), para o qual perdeu por 2 a 1 na semana passada, na partida de ida das semifinais da Copa da Liga inglesa.

O outro time de Manchester, o United (5º), recebe o Newcastle (18º) em Old Trafford, precisando vencer para aliviar a pressão que pesa sobre o técnico holandês Louis Van Gaal.

O atual campeão Chelsea, por sua vez, está começando a dar a volta por cima depois de um início de campeonato desastroso. Invictos há cinco jogos sob o comando do técnico interino Guus Hiddink, que substituiu José Mourinho em dezembro, os 'Blues' recebem o West Bromwich (12º)

Tensão na CatalunhaCartões vermelhos, entradas duras, gritos racistas, provocações no vestiário... Teve de tudo nos dois primeiros clássicos catalães de 2016. O primeiro foi no dia 2 de janeiro, no estádio Cornellà-El Prat, e o empate sem gols custou ao Barça a liderança do Campeonato Espanhol, ocupada até hoje pelo Atlético de Madri.

Quatro dias depois, os 'Culés' jogaram em casa, no Camp Nou, e venceram de goleada (4-1), na partida de ida das oitavas de final da Copa do Rei, com direito a dois expulsos do lado do Espanyol.

Acusado de chamar os rivais de "lixo" no túnel que leva ao vestiário, o atacante uruguaio Luis Suárez está suspenso por dois jogos na competição, portanto não estará em campo nesta quarta-feira, no estádio Cornellà-El Prat.

De qualquer forma, com a vantagem confortável no confronto, o técnico Luis Enrique deve poupar vários titulares. Isso pode evitar que Neymar sofra de novo ofensas racistas de parte dos torcedores do Espanyol, que imitaram gritos de macacos no primeiro dérbi, o que levou a Liga Profissional (LFP) a investigar o caso.

Na terça-feira, o técnico do Barça, Luis Suárez, terá um encontro particular com seu colega Constantin Galca, do Espanyol, para tentar amenizar o ambiente.

Haverá outro clássico 'quente' na Copa do Rei, na terça-feira, entre Sevilla e Betis. Como aconteceu na Catalunha, porém, o confronto já está praticamente decidido, já que o Sevilla venceu o primeiro jogo por 2 a 0 na casa do arquirrival.

O Atlético de Madri recebe na quinta-feira o vizinho Rayo Vallecano, com a possibilidade de se classificar com empate sem gols depois do 1 a 1 da partida de ida, em Vallecas.

Missão quase impossível para o LyonEmbalado com a goleada de 4 a 1 no lanterninha Troyes para inaugurar seu novo estádio, o Lyon visita na quarta-feira o Parque dos Príncipes para tentar derrubar a invencibilidade do PSG em competições nacionais nesta temporada.

O atual vice-campeão francês terá uma tarefa árdua, tanto os parisienses parecem um patamar acima dos rivais.

O time da capital abocanhou todos os quatro títulos em jogo na França no ano passado (Campeonato Francês, Copa da Liga, Copa da França e Supercopa da França), e não pretende parar por aí, embora a grande prioridade seja a Liga dos Campeões, na qual foi eliminado nas quartas de final das últimas três temporadas.

Nas quartas de final da Copa da Itália, haverá apenas um jogo no meio da semana, na quarta-feira, com o Milan recebendo o Carpi.

Oitavo colocado da Série A, o time 'rossonero', que vem de um empate em 1 a 1 com a Roma do estádio Olímpico, tentará ganhar confiança contra o vice-lanterna do 'Calcio'.

-- Principais jogos do meio de semana no futebol europeu:

-Campeonato Inglês (21ª rodada):

Terça-feira:

(17h45) Newcastle - Manchester United

Quarta-feira:

(17h45) Manchester City - Everton

Chelsea - West Bromwich

(18h00) Liverpool - Arsenal

Tottenham - Leicester

-Copa do Rei da Espanha (partidas de volta das oitavas de final)

Terça-feira:

(19h05) Sevilla - Betis (ida: 2-0)

Quarta-feira

(17h30) Villarreal - Athletic Bilbao, (ida: 2-3)

(18h00) Espanyol - Barcelona, (ida: 1-4)

Quinta-feira:

(18h00) Atletico de Madri - Rayo Vallecano 1-1

Copa da Itália:

(18h00): Milan - Carpi

- Copa da Liga francesa (quartas de final):

Terça-feira:

(18h00) Bordeaux - Lorient

Quarta-feira:

(18h00) Paris SG - Lyon

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo