Esporte

Avalanche nos Alpes franceses deixa ao menos três mortos

13/01/2016 17h29

Les Deux Alpes, França, 13 Jan 2016 (AFP) - Uma avalanche deixou pelo menos três mortos nesta quarta-feira nos Alpes franceses, entre eles dois adolescentes que faziam parte de um grupo de estudantes que esquiavam com seu professor, segundo um novo balanço das autoridades locais.

Além dos dois estudantes - um rapaz e uma moça -, um ucraniano que não pertencia ao grupo escolar morreu nesta tragédia na estação de Deux Alpes.

Outros três esquiadores ficaram gravemente feridos: dois adolescentes que foram resgatados por socorristas com parada cardiorrespiratória, e o professor que os acompanhava, com politraumatismos. Seu estado de saúde ainda não foi revelado.

Em um primeiro momento, as autoridades indicaram que um grupo de dez estudantes e seu professor de Lyon (sudeste) tinham sido arrastados por volta das 16h00 locais (13H00 de Brasília) por uma avalanche em uma pista da estação de esqui no setor de Bellecombe, fechada desde o início da temporada.

"À priori, nós resgatamos todo mundo do passeio escolar, mas as buscas continuam para garantir que não haja outras vítimas de fora do grupo escolar", declarou à AFP o prefeito de Isère, Jean-Paul Bonnetain, destacando que nenhum outro aluno foi reportado como desaparecido.

Importantes efetivos foram mobilizados para o local da avalanche e mais de 60 pessoas participam das buscas, entre membros de forças de segurança, cerca de 30 monitores e encarregados das estações, assim como dois cães treinados em resgate em avalanches.

Dois helicópteros da defesa civil, um deles equipado com uma câmera térmica para localizar outras possíveis vítimas, também estão no local.

A estação de Deux Alpes, na região de L'Oisans (centro-leste da França), eleva-se até 3.600 metros de altitude.

Após as primeiras nevascas significativas da temporada, no início de janeiro, as autoridades advertiram contra o risco elevado de avalanches nos Alpes franceses.

Desde o início de janeiro, quatro pessoas morreram em avalanches: dois alpinistas lituanos mortos em 3 de janeiro em Haute-Savoie, um esquiador espanhol e um esquiador checo em 5 de janeiro em Savoie.

aag-san/fga/blb/ib/mr/mvv

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo