Esporte

Liverpool-United e Barça-Bilbao agitam domingo de clássicos na Europa

14/01/2016 17h08

Paris, 14 Jan 2016 (AFP) - Passado o glamour da cerimônia de entrega da Bola de Ouro, os principais campeonatos europeus voltam com tudo neste fim de semana, na exceção da Bundesliga, com destaque para um domingo recheado de clássicos.

O duelo entre Liverpool e Manchester United, os times mais vitoriosos da Inglaterra, é sem dúvida o mais atrativo, mas a reedição da final da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha, entre Barcelona e Athletic Bilbao, também deve proporcionar um belo espetáculo.

Na Itália, o choque Milan-Fiorentina coloca frente a frente times em busca de redenção, enquanto o sempre explosivo clássico regional entre Saint-Etienne e Lyon promete incendiar a Ligue 1 francesa.

Dérbi da Inglaterra em AnfieldO clássico entre Liverpool e Manchester United é chamado tradicionalmente de 'North-West Derby', pelo fato de ambas as cidades serem situadas no noroeste industrial da Inglaterra, mas a rivalidade ultrapassou as fronteiras da região, com ambos os times reunindo milhares de torcedores no país e no mundo todo.

Os 'Reds' somam mais títulos no âmbito internacional (5 Ligas dos Campeões, contra 3 do United), mas o clube de Manchester é o recordista de campeonatos nacionais (20, contra 18 do Liverpool).

Os dois gigantes, porém, não andam bem das pernas na Premier League. O Liverpool é apenas o nono colocado com 31 pontos, e o United caiu para a sexta posição, com 34.

Mesmo assim, se levar em conta o que aconteceu na última rodada, não devem faltar gols em Anfield. Na terça-feira, United empatou em 3 a 3 no campo Newcastle, e não é que no dia seguinte, o choque entre Liverpool e o líder Arsenal terminou exatamente com o mesmo placar.

Na parte de cima da tabela, o Arsenal deixou de liderar de maneira isolada a competição com o tropeço em Anfield e duela à distância com o surpreendente Leicester, que somou os mesmos 42 pontos com vitória por 1 a 0 sobre o quarto colocado Tottenham, em pleno White Hart Lane.

Os 'Gunners' terão um jogo complicado no campo do Stoke City (7º), enquanto os 'Foxes' visitam o lanterninha Aston Villa, que na terça-feira acabou com o interminável jejum de 19 rodadas sem vitória ao derrotar o Crystal Palace por 1 a 0. Foi apenas o segundo triunfo do time de Birmingham no campeonato.

A três pontos dos líderes, o Manchester City (3º), recebe justamente o Palace (8º), depois do empate sem gols com o Everton (11º), que visita o atual campeão Chelsea (14º).

Messi no embalo da Bola de OuroNa segunda-feira, o craque argentino só não saiu de Zurique com dois troféus na mão por ter sido derrotado pelo brasileiro Wendell Lira no prêmio Puskas.

'La Pulga' que conquistou sua quinta bola de Ouro, o maior prêmio da noite, também concorria pelo gol mais bonito do ano, com a pintura que marcou contra o Athletic Bilbao, na final da Copa do Rei, na vitória por 3 a 1 do Barça.

Desde então, porém, o time basco conseguiu uma bela vingança, ao tirar dos catalães o único título que faltava para completar o 'sextete' (seis troféus no ano), a Supercopa da Espanha, com direito a uma sonora goleada por 4 a 0, seguida de um empate em 1 a 1 no Camp Nou.

Para encarar o duelo de domingo nas melhores condições possíveis, o técnico do Barça, Luis Enrique, decidiu poupar vários titulares na quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Espanyol que garantiu a vaga nas quartas de final da Copa do Rei.

Neymar ficou no banco, e Luis Suárez cumpriu suspensão. Para Messi, nada de descanso. O argentino, que sempre faz questão de todas as partidas, deu passe de gol para o jovem Munir, que balançou as redes duas vezes no dérbi.

O Barça será o último a entrar em campo entre os candidatos ao título no domingo, depois do líder Atlético de Madri, que tem dois pontos de vantagem e visita o recém-promovido Las Palmas.

Já o Real Madrid, terceiro colocado a quatro pontos dos 'colchoneros' e dois dos catalães, recebe o Sporting Gijón, na segunda partida sob o comando de Zinedine Zidane, que estreou com goleada por 5 a 0 sobre o Deportivo La Coruña.

Lyon encara clássico descansadoSem muitas esperanças de eliminar o intocável PSG da Copa da Liga francesa, o Lyon entrou em campo no Parque dos Príncipes com time misto. A ideia era poupar titulares para o grande choque de domingo, com o arquirrival Saint-Etienne.

O Olympique Lyonnais nem fez tão feio assim na capital francesa, perdendo 'apenas' por 2 a 1, ao sofrer um gol do brasileiro Lucas a vinte minutos do fim.

Lyon e Saint-Etienne têm os mesmos 29 pontos, ocupando a sexta e a sétima posição, respectivamente, à beira da zona de classificação para as vagas em competições continentais.

Já o PSG parece estar disputando outro campeonato. Com 54 pontos, vinte de vantagem sobre o vice-líder Angers, o atual tricampeão francês visita no sábado Toulouse, que terá que se recuperar do desgaste da vitória por 2 a 1 na prorrogação sobre o Olympique de Marselha, nas quartas de final da Copa da Liga.

Juve em busca da décimaA 'Velha Senhora' parecia estar agonizando no início do campeonato, mas bastou uma sequencia incrível de vitórias para encostar a dois pontos do líder Napoli ainda no primeiro turno.

No domingo, o time de Turim visita a Udinese, em busca do décimo triunfo seguido na Série A, para confirmar que voltou com tudo rumo ao quinto 'Scudetto' seguido.

Para tentar acabar com a hegemonia da Juve, os napolitanos, que recuperaram a ponta na última rodada, precisam vencer o Sassuolo, justamente o time que tirou a Inter da liderança, com vitória por 1 a 0 em Milão.

O time 'nerazzurro' precisa dar a volta por cima diante do Atalanta para não deixar os rivais escapar.

Já o Milan (8º) ganhou confiança ao garantir a classificação nas semifinais da Copa da Itália, com vitória por 2 a 1 sobre o Carpi, e recebe a Fiorentina (4º), que vem de derrota por 3 a 1 em casa para a Lazio.

-- Principais jogos do fim de semana no futebol europeu:

- Campeonato Inglês (22ª rodada):

Sábado:

(10h45) Tottenham - Sunderland

(13h00) Manchester City - Crystal Palace

Chelsea - Everton

(15h30) Aston Villa - Leicester

Domingo:

(12h05) Liverpool - Manchester United

(14h15) Stoke City - Arsenal

- Campeonato Espanhol (20ª rodada):

- Sábado:

(13h00) Sevilla - Málaga

- Domingo:

(09h00) Valencia - Rayo Vallecano

(13h00) Real Madrid - Sporting

Las Palmas - Atlético de Madri

(17h30) Barcelona - Athletic Bilbao

- Campeonato Francês (21ª rodada):

Sexta-feira:

(17h30) Nice - Angers

Sábado:

(14h00) Toulouse - Paris SG

Domingo:

(11h00) Lorient - Monaco

(14h00) Caen - Olympique de Marselha

(18h00) Saint-Etienne - Lyon

-- Campeonato Italiano (20ª rodada)

- Sábado:

(12h00) Atalanta - Inter

(17h45) Napoli - Sassuolo

- Domingo:

(12h00) Roma - Hellas Verona

Udinese - Juventus

(17h45) Milan - Fiorentina

lg

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo