Esporte

Campeão mundial com a Espanha, Marchena pendura as chuteiras

19/01/2016 16h12

Madri, 19 Jan 2016 (AFP) - O zagueiro espanhol Carlos Marchena, que conquistou a Eurocopa-2008 e a Copa do Mundo-2010 com a 'Roja', anunciou a aposentadoria aos 36 anos, em carta pública publicada nesta terça-feira.

"Gostaria de comunicar a decisão que tomei nesses dias. Estou encerrando minha carreira de jogador de futebol. Não tem sido nada fácil, mas a vida é assim, e agora chegou a hora de iniciar uma nova etapa", afirmou o agora ex-atleta no site da seleção espanhola.

"Eu me sinto um privilegiado por ter tido a oportunidade de viver tantas experiências de todo tipo. Esta aventura maravilhosa começou na rua León de Las Cabezas de San Juan, e desde então nunca parei de ter vivências enriquecedoras, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal", completou.

Revelado nas categorias de base do Sevilla, Marchena fez sua estreia como profissional na temporada 1998-1999, quando o time andaluz estava na segunda divisão.

O zagueiro teve curta passagem pelo Benfica, antes de estourar no Valencia, onde permaneceu de 2001 a 2010, conquistando dois títulos de campeão espanhol (2001 e 2004), sob o comando de Rafael Benítez, com o qual também ganhou a Copa da Uefa (2004). Seu último troféu de clubes foi a Copa do Rei de 2008.

Foi neste ano que Marchena se consagrou na 'Roja' do técnico Luis Aragonés, que venceu a Euro-2008. Dois anos depois, veio o título mundial, sob o comando de Vicente Del Bosque, na África do Sul.

Antes de chegar à seleção principal, o zagueiro já tinha se sagrado campeão mundial Sub-20, em 1999, além de conquistar a medalha de prata olímpica, em Sydney-2000.

Depois do Valencia, Marchena teve passagens mais discretas por Villarreal (2010-2012) e Deportivo La Coruña (2012-2014).

O espanhol chegou a ficar um ano sem clube, até optar por um destino mais exótico, o Kerala Blasters, da Índia, a última etapa da sua carreira de jogador.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo