Esporte

Sampaoli não é mais técnico da seleção chilena

19/01/2016 19h44

Santiago, 19 Jan 2016 (AFP) - O técnico argentino Jorge Sampaoli entrou em acordo nesta terça-feira com a Federação Chilena para encerrar o contrato com a seleção nacional, seis meses depois de conquistar a Copa América-2015.

"A Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) entrou em acordo com Jorge Sampaoli para colocar fim à relação contratual", anunciou a federação em comunicado.

Sampaoli teria se desentendido com os dirigentes da ANFP após o vazamento de seu salário, do qual parte era depositado em uma conta em paraíso fiscal para evitar o pagamento de impostos.

Sério, sem dar declarações, Sampaoli se despediu com um abraço de Arturo Salah, presidente da federação local, pondo fim a três anos de contrato.

Árduas negociações aconteceram durante os últimos dias entre Sampaoli, seu advogado e a federação. Após ambos os lados darem o assunto como não resolvido e quando tudo apontava para uma resolução judicial, on surpreendente acordo foi alcançado.

"Com este passo, a ANFP cumpriu o objetivo de dar um fim à atual situação que afeta a seleção chilena, evitando a incerteza que implicava seguir no caminho de uma longa ação judicial", concluiu a federação no comunicado.

A Saído do técnico de 55 anos deixa o Chile com um futuro incerto em relação às eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-20108, competição na qual é atualmente o quinto colocado, com sete pontos.

Os chilenos voltam a campo pelas eliminatórias em março para enfrentar a Argentina de Lionel Messi e a Venezuela, dois adversários contras os quais um sucessor de Sampaoli já deverá ter assumido o cargo.

"Agora, vamos nos dedicar a nossa prioridade: fazer todo o possível para que o Chile se classifique à Copa do Mundo-2018", declarou Salah em comunicado.

Os nomes cogitados para assumir a seleção chilena são o argentino Marcelo Bielsa, que já treinou a equipe entre 2007 e 2010; o também argentino Eduardo Berizzo, atual técnico do Celta de Vigo e ex-ajudante de Bielsa; e o uruguaio Martín Lasarte, ex-técnico da Universidad de Chile.

O favorito dos torcedores para o cargo é o chileno Manuel Pellegrini, mas o atual técnico do Manchester City já afirmou não ter interesse.

- De herói a vilão -Sampaoli comandava o Chile desde 2012 e chegou às oitavas de final da Copa do Mundo do Brasil-2014, eliminando na fase de grupos a até então campeã Espanha.

Em julho de 2015, o argentino levou a seleção 'Roja' à conquista de seu primeiro título, a Copa América do Chile, fazendo do treinador o mais vitorioso do futebol local e o queridinho dos torcedores, apaixonados pelo futebol vistoso e de garra da equipe.

Contudo, as revelações sobre o contrato de Sampaoli, que recebia parte do salário numa conta em paraíso fiscal para evitar pagar impostos, além do pagamento milionário em premiação, causaram uma forte rejeição.

Para piorar, não pegaram bem as declarações de que seria "refém" do milionário contrato com a federação chilena.

Após ser escolhido o melhor técnico da América do Sul, um prêmio dado pelo jornal uruguaio El País, e viajar a Zurique, na Suíça, para prestigiar a cerimônia de entrega da Bola de Ouro, na qual concorria ao prêmio de melhor treinador do mundo da Fifa, Sampaoli voltou ao Chile, onde foi agredido verbalmente por torcedores no aeroporto.

Apesar de ter manifestado a intenção de seguir vivendo no Chile e não comandar outra equipe num futuro próximo, propostas do futebol europeu podem fazer com que o argentino volta à beira do gramado em breve.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo