Topo

Mascherano fecha acordo e escapa de prisão por fraude

21/01/2016 18h05

Barcelona, 21 Jan 2016 (AFP) - O jogador argentino Javier Mascherano, do Barcelona, aceitou nesta quinta-feira a sentença de um ano de prisão e multa de 860.000 euros por fraude fiscal, mas não irá atrás das grades por ser réu primário.

O acordo já havia sido acertado com o ministério público em dezembro, e foi formalizado diante de um juiz de Barcelona, em audiência que durou menos de dez minutos.

O ex-corintiano vai escapar da cadeia por que penas inferiores a dois anos de prisão não são aplicadas na Espanha, a não ser em casos de reincidência.

'Masche' é acusado de ter sonegado 1,5 milhão de euros em impostos, procedentes de direitos de imagem recebidos entre 2011 e 2013. O pagamento foi realizado através de duas empresa com sede fora da Espanha, na ilha da Madeira, em Portugal, e nos Estados Unidos.

O jogador reconheceu os fatos em outubro, e devolveu 1,75 milhão de euros ao Tesouro espanhol, correspondente ao montante fraudado, com juros.

Depois da audiência, o argentino publicou no Twitter um comunicado no qual culpa ex-assessores pela situação, e se mostra "fortalecido e muito tranquilo pelo fato de estar novamente na regra".

"Sou um atleta profissional, não tenho grandes conhecimentos de questões de impostos nem legais. Por isso, devo me apoiar em pessoas que tratam destes temas técnicos e, para mim, complexos", justificou.

Dois companheiros de clube de Mascherano vivem situações semelhantes, o também argentino Lionel Messi, acusado de ter fraudado 4,16 milhões de euros, e o brasileiro Neymar, intimado a depor pela justiça espanhola por conta de suspeitas relacionadas à sua transferência do Santos ao Barcelona.