Topo

Bach critica ex-presidente da Federação de Atletismo por crise na entidade

24/01/2016 19h01

Berlim, 24 Jan 2016 (AFP) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, criticou em entrevista à imprensa alemã o ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), o senegalês Lamine Diack, que teria sido responsável por colocar a entidade no "fundo do poço".

"É completamente inconcebível que o presidente de uma Federação Internacional exija dinheiro a atletas para manipular os resultados dos controles antidoping", criticou Thomas Bach à revista Kicker. "Estamos no fundo do poço", completou.

O ex-presidente da IAAF Lamine Diack, seu assessor jurídico Habib Cissé e o ex-médico da IAAF foram acusados em novembro por corrupção passiva. Os investigadores acreditam que o ex-chefão do atletismo mundial fechou os olhos com excessiva indulgência para as falcatruas da Federação Russa, que teria encoberto diversos casos de exames positivos de doping.

O atletismo está envolvido em uma grave crise e a Federação Russa foi suspensa, o que põe em risco a participação de atletas do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O presidente do COI garantiu que não pode haver "nenhuma tolerância" e que, portanto, "todos que estavam envolvidos, sejam atletas, técnicos, médicos ou funcionários, precisam ser punidos".

"Ao mesmo tempo, é preciso proteger os atletas limpos", insistiu. "A IAAF precisa ver agora os progressos realizados e se a suspensão pode ser retirada e quando", concluiu.