Esporte

Choques Barça-Atlético e Milan-Inter agitam o fim de semana europeu

28/01/2016 15h06

Paris, 28 Jan 2016 (AFP) - No último fim de semana de janeiro, o inverno europeu vai pegar fogo dentro das quatro linhas, com destaque para o duelo explosivo entre Barcelona e Atlético de Madri, que dividem a liderança da Liga Espanhola.

O tira-teima será no sábado, no Camp Nou, e no domingo o estádio San Siro vai vibrar com o clássico de Milão, o 'dérbi della Madonnina', entre Inter e Milan, que vivem temporada de altos e baixos na Itália.

O único grande campeonato que está 'de folga' é a Premier League, já que a terra da Rainha reservou o fim de semana para a disputa da Copa da Inglaterra, a competição de clubes mais antiga do mundo.

Madri x Barcelona em dose duplaTodos os holofotes estarão voltados para o choque Barça-Atlético, mas haverá outro duelo entre madrilenhos e catalães, no domingo, com o Real Madrid recebendo o Espanyol.

Os 'Merengues' tropeçaram pela primeira vez sob o comando de Zinedine Zidane na semana passada, no campo do Betis (1-1), depois de golear em casa o Deportivo La Coruña (5-0) e Sporting Gijón (5-1).

De volta ao Bernabeú, o Real precisa vencer os 'periquitos' para tentar aproveitar o confronto direto entre os líderes.

Com 44 pontos, quatro a menos que Barça e Atlético, o Real deve torcer por um empate no choque de sábado.

O Barcelona ainda tem um coringa na manga: um jogo a menos que os rivais, que disputará no dia 17 de fevereiro contra o Sporting Gijón, duelo que foi adiado por conta da participação dos catalães ao Mundial de Clubes.

Tanto Barça quanto Atlético estão em grande fase, com quatro vitórias nas últimas cinco rodadas no Campeonato Espanhol.

No meio de semana, porém, o Barça deu sequência à boa fase buscando a classificação às semifinais da Copa do Rei, superando o Athletic Bilbao por 3 a 1 no Camp Nou (2-1 na ida), com direito a bela atuação de Neymar, autor de um dos gols.

Do outro lado, o Atlético foi surpreendentemente eliminado pelo Celta de Vigo em pleno Vicente Calderón (2-3) e terá que mostrar que não se abalou com o resultado para seguir na briga pelo título da Liga Espanhola.

No grande clássico da rodada, o Barça deverá contar com força máxima, depois de poupar os meias Iniesta e Busquets, que sofreram com uma virose.

Bayern insaciávelMesmo sem jogar bem, o atual tricampeão alemão começou o ano com pé direito na semana passada, ao derrotar o Hamburgo fora de casa por 2 a 1, com direito a dois gols do polonês Robert Lewandowski.

Neste domingo, os bávaros não devem ter a menor dificuldade para derrotar o vice-lanterna Hoffenheim, que venceu apenas uma das últimas 11 partidas que disputou na Bundesliga.

Os comandados de Pep Guardiola têm oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Borussia Dortmund, que pode reduzir a diferença para cinco no sábado, diante do Ingolstadt (10º).

Haverá também um duelo à distância entre Lewandowski e o gabonês Aubameyang pela artilharia. 'Auba' passou em branco na vitória por 3 a 1 do Borussia sobre o 'xará' de Moenchengladbach e viu o polonês do Bayern diminuir a diferença (18 contra 17).

PSG na onda verdeCom 100% de aproveitamento em 2016 (três vitórias na Ligue 1, duas na Copa da França e duas na Copa da Liga), o Paris Saint-Germain continua sem rivais na França.

No sábado, porém, os parisienses encaram um adversário indigesto, o Saint-Etienne, que sempre dá trabalho quando joga com o apoio da sua fanática torcida, no estádio Geoffroy-Guichard, onde derrotou o arquirrival Lyon (1-0) há duas semanas.

O problema é que 'Les Verts' costumam amarelar quando enfrentam o PSG 'catariano': foram sete derrotas nas últimas sete partidas.

Se tirasse o time da capital, que parece estar disputando outro campeonato, o líder seria o Monaco, que tem 21 pontos a menos, e visita neste sábado o Angers (5º). Vágner Love foi contratado pelo time do Principado na semana passada, mas só deve estrear no dia 6 de fevereiro, no clássico contra o Nice.

Milan e Inter na sombra da JuvePara apimentar o clássico milanês, o clube 'rossonero' conta com o retorno de Mario Balotelli.

Na terça-feira, 'Super Mario' foi titular pela primeira vez desde setembro na terça-feira, e marcou de pênalti o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Alessandria, encaminhando a vaga do Milan na decisão da Copa da Itália.

Revelado na Inter, Balotelli saiu brigado em 2010 por se desentender com o então técnico José Mourinho.

Sexto colocado do 'Calcio', o Milan praticamente não tem chances de título, mas almeja a classificação para a Liga dos Campeões.

Para isso, precisa ultrapassar a Inter, que foi o time que mais tempo ficou na liderança na temporada, mas despencou para a quarta posição, ao amargar uma derrota e dois empates nas últimas três rodadas.

Para piorar, o time 'nerazzurro' viu drasticamente reduzidas as chances de disputar outro 'dérbi della Madonnina' na final da Copa da Itália, ao perder por 3 a 0 para a Juventus na quarta-feira, na partida ida das semifinais da Copa da Itália.

Enquanto Inter e Milan disputam a supremacia local, Napoli e Juve duelam à distância pela liderança. A 'Velha Senhora', que tem dois pontos a menos que os napolitanos, visita o Chievo (10º) em busca da 12ª vitória seguida na Série A.

Já o Napoli conta com a grande fase de Higuaín, artilheiro do campeonato com 21 gols em 21 rodadas, para derrotar o Empoli (7º).

Liverpool copeiroLonge da briga pelo título da Premier League, da qual ocupa apenas a sétima posição, os 'Reds' apostam todas as fichas na Liga Europa e nas copas nacionais. O alemão Jürgen Klopp terá a oportunidade de conquistar seu primeiro título como técnico do Liverpool, no dia 28 de fevereiro, em Wembley contra o Manchester City, na final da Copa da Liga.

A classificação foi no sufoco, com vitória nos pênaltis sobre o Stoke City, na última terça-feira, em Anfield.

Na Copa da Inglaterra, Klopp não espera ter vida fácil diante do West Ham, sexto colocado da Premier League, que vem encarando 'medalhões' de igual para igual e empatou em 2 a 2 com o Manchester City na última rodada.

Os 'Citizens' também enfrentam um time da elite, mas devem ter menos problemas para despachar o lanterninha Aston Villa.

Quem abre o baile é o outro time de Manchester, o United, que visita na sexta-feira o Derby County, da segunda divisão. Depois da derrota em casa para o Southampton (1-0), outro tropeço pode selar o destino do holandês Louis Van Gaal.

Atual bicampeão da competição, o Arsenal recebe o Burnley, rebaixado na temporada passada para a segundona. Os 'Gunners' precisam recuperar a confiança, depois da derrota no clássico londrino com o Chelsea (1-0) que custou a liderança da Premier League.

-Campeonato Espanhol (22ª rodada)

Sábado:

(13h00) Barcelona - Atlético de Madri

Domingo:

(17h30) Real Madrid - Espanyol

-Campeonato Alemão (19ª rodada)

Sexta-feira:

(17h30) Mainz - B. Moenchengladbach

- Sábado:

(12h30) Borussia Dortmund - FC Ingolstadt 04

Werder Bremen - Hertha Berlim

- Domingo:

(12h30) Wolfsburg - Colônia

(14h30) Bayern de Munique - Hoffenheim

-Campeonato Francês (23ª rodada)

Sexta-feira:

(17h30) Olympique de Marselha - Lille

Sábado:

(14h00) Angers - Monaco

(17h00) Bastia - Lyon

Domingo:

(18h00) Saint-Etienne - Paris SG

Campeonato Italiano (22ª rodada):

- Sábado:

(17h45) Roma - Frosinone

- Domingo:

(09h30) Chievo - Juventus

(12h00) Napoli - Empoli

Genoa - Fiorentina

(17h45) Milan - Inter

-Copa da Inglaterra (4ª fase):

Sexta-feira:

(17h55) Derby (D2) - Manchester United

Sábado:

(10h45) Colchester (D3) - Tottenham

(13h00) Aston Villa - Manchester City

Arsenal - Burnley (D2)

(15h30) Liverpool - West Ham

Domingo:

(14h00) Milton Keynes Dons (D2) - Chelsea.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo