Topo

Serena busca 22º Grand Slam neste sábado em Melbourne; Bruno Soares na final de duplas

29/01/2016 15h09

Melbourne, 29 Jan 2016 (AFP) - Serena Williams está a um jogo de empatar os 22 títulos em Grand Slam de Steffi Graf e poderá alcançar a marca na final do Aberto da Austrália, neste sábado, quando terá pela frente a alemã Angelique Kerber.

Serena se encontra na mesma situação do que há quatro meses no US Open. A americana ganhou os três primeiros Grand Slam da temporada 2015 e parecia intocável, mas acabou sendo vítima de uma enorme zebra, perdendo a final em Nova York para a italiana Roberta Vinci, uma tenista com ranking muito pior que Kerber (43ª contra 7ª).

Depois desta decepção, Serena optou por um longo período de descanso e não voltou a jogar. Agora, aos 34 anos, parece ter voltado às quadras ainda mais forte.

Suas seis primeiras partidas em Melbourne são provas disso: Serena cedeu em média 2,6 games por set, já anotou 46 aces e ganhou 83% dos pontos na rede.

"Sou mais regular e mais estável mentalmente. Acho que vem sendo o melhor Grand Slam que joguei no último ano", declarou a americana, indiscutível número 1 do mundo.

Em Melbourne, a americana não teve sorteio fácil, se isso é possível quando se fala de uma tenista tão dominante como Serena.

- 'Sei que consigo' -Consciente do tamanho do desafio pela frente, Kerber não quer saber de pressão: "Não tenho nada a perder, a maioria das pessoas acha que Serena vai ganhar".

A alemã, de 28 anos, disputará pela primeira vez uma final de Grand Slam. No currículo, conquistou sete títulos da WTA e é famosa no circuito por brigar por todos os pontos em quadra.

Kerber tentará repetir a vitória no Masters 1000 de Cincinnati-2012, a única vez em seis confrontos diretos que conseguiu derrotar Serena.

"Eu ganhei uma vez, então sei que consigo", afirmou a jogadora.

Além de igualar a lendária Steffi Graf, Serena tem na mira o recorde absoluto de Grand Slams, sem contar somente a era Open, que começou em 1968.

O recorde pertence a australiana Margaret Court-Smith, que conquistou 24 títulos, um total que Serena pode alcançar ao fina da temporada se repetir o brilhante ano de 2015.

A outra grande atração deste sábado no Aberto da Austrália será a final de duplas masculina, na qual o brasileiro Bruno Soares e seu parceira Jamie Murray, irmão de Andy, enfrentão pelo título o canadense Daniel Nestor e o tcheco Radek Stepanek.

Bruno, que também disputará o título das duplas mistas, ao lado da russa Elena Visnina, buscará seu primeiro troféu de Grand Slam nas duplas masculinas.

-- Programação deste sábado do Aberto da Austrália:

Não antes de 06h30

(Final) Serena Williams (EUA/N.1) x Angelique Kerber (ALE/N.7)

(Final) Jamie Murray (GBR)/Bruno Soares (BRA) x Daniel Nestor (CAN)/Radek Stepanek (RTC).