Esporte

Sexwale não quer outro presidente da Fifa europeu

29/01/2016 16h20

Joanesburgo, 29 Jan 2016 (AFP) - Tokyo Sexwale, candidato sul-africano à presidência da Fifa, admitiu que espera que o eleito não seja europeu, nesta quinta-feira a uma rádio de seu país.

"Para mim, não se trata só da presidência. Os principais problemas da Fifa são a responsabilidade e a credibilidade. Farei de tudo para que o presidente da Fifa seja da África ou da Ásia, mas não europeu", afirmou à rádio Metro FM.

Além de Tokyo Sexwale, os outros candidatos à presidência da Fifa são o suíço Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa, o francês Jerome Champagne, o príncipe jordaniano Ali e o xeque Salman Bin Ebrahim Al-Khalifa, do Bahrein.

Sexwale está atualmente no Catar, onde assistirá neste fim de semana à final do Campeonato da Ásia Sub-23 entre Coreia do Sul e Japão.

Sexwale afirmou na mesma entrevista que "chegou o momento de fazer alianças", a pouco menos de um mês das eleições, marcados em 26 de fevereiro em Zurique.

O sul-africano, considerado como aspirante e não favorito na corrida à presidência da Fifa, deixou entender que não ambiciona a qualquer preço o poder.

Sexwale fez um pedido aos eleitores da Conmebol e da Uefa a optar pela "diversidade" para "enviar uma mensagem forte e positiva".

"Talvez não deveríamos substituir o suíço Blatter por outro suíço", criticou o empresário, referindo-se a Infantino, tido como um dos favoritos à eleição.

Blatter, presidente demissionário da Fifa, foi suspenso pela própria entidade por oito anos de toda atividade relacionada a futebol.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo