Esporte

Guardiola vai substituir Pellegrini no Manchester City

01/02/2016 15h19

Londres, 1 Fev 2016 (AFP) - O espanhol Pep Guardiola será o técnico do Manchester City nas próximas três temporadas, em substituição ao chileno Manuel Pellegrini, anunciou nesta segunda-feira o clube inglês.

"O Manchester City pode confirmar que nas últimas semanas iniciou e concluiu negociações contratuais com Pep Guardiola para ser o técnico do MCFC a partir da temporada 2016/17", afirma o clube em um comunicado.

"O contrato é de três anos. As negociações foram um reinício das discussões que foram interrompidas em 2012", completa a nota.

- Pellegrini ciente -Guardiola é o atual técnico do Bayern de Munique, que poderia enfrentar o City nas próximas fases da Liga dos Campeões, algo que traz questionamentos em relação ao momento escolhido para o anúncio.

O Manchester City afirmou que já havia comunicado a decisão de tornar pública a informação ao atual técnico Manuel Pellegrini.

"Por respeito a Manuel Pellegrini e aos jogadores, o clube deseja tornar sua decisão pública para acabar com qualquer especulação desnecessária".

"Manuel, que apoia totalmente a decisão de fazer este anúncio, está completamente concentrado em alcançar seus objetivos para a temporada e mantém o respeito e compromisso de todos os envolvidos com a liderança do clube".

Em coletiva de imprensa prévia à rodada do Campeonato Inglês de terça-feira, Pellegrini confirmou que estava ciente da notícia antes de sua publicação. "O clube não fez nada pelas minhas costas. Já sabia disso há um mês".

- Possível reencontro com Mourinho -A próxima temporada poderia reunir na Inglaterra os melhores técnicos de uma geração -com exceção de Carlo Ancelotti e Luis Enrique- e viver um segundo capítulo da velha rivalidade entre Guardiola e o português José Mourinho, atualmente sem equipe, depois de ser demitido do Chelsea.

Mourinho vem sendo cogitado nos últimos meses para assumir o Manchester United, que não consegue se reerguer desde a aposentadoria do lendário Alex Ferguson, em 2013. O atual técnico dos 'Diabos Vermelhos', o holandês Louis van Gaal, vem sendo muito criticado por torcedores e imprensa.

A Mourinho e Guardiola se somariam o alemão Jurgen Klopp, do Liverpool, e talvez até o argentino Diego Simeone, do Atlético de Madri, muito cobiçado pelo Chelsea.

Klopp saudou a chegada de Guardiola à Premier League: "Daremos a ele às boas-vindas, é um dos melhores técnicos do mundo".

Aos 45 anos, Guardiola conquistou duas Ligas dos Campeões com o Barcelona e cinco títulos nacionais (3 com o clube catalão, dois com o Bayern de Munique).

No City, voltará a trabalhar com o compatriota e diretor-esportivo Txiki Begiristain, que ocupou o mesmo cargo no Barça quando Guardiola era o treinador. Os dois também foram companheiros de equipe no Barça treinado por Johan Cruyff, no início dos anos 90, no qual desenvolveram o gosto pelo futebol-espetáculo.

Guardiola terá pela frente um grande desafio: provar que seu futebol de toques curtos e rápidos e de posse de bola pode funcionar na Inglaterra, onde se pratica um futebol baseado na velocidade e de pouca paciência na transição entre defesa e ataque.

Xavi, ex-meia do Barça, não tem dúvidas: "Acho que nem cabe perguntar se ele vai triunfar na Inglaterra. É claro que sim, como já fez em todos os lugares por onde passou", elogiou o catalão ao jornal Daily Mirror.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo