Topo

Federação Chilena aciona justiça contra ex-presidente da entidade

03/02/2016 19h13

Santiago, 3 Fev 2016 (AFP) - A Federação Chilena de Futebol (ANFP) apresentou nesta quarta-feira uma queixa na justiça por delito de apropriação indevida contra o ex-presidente da entidade Sergio Jadue, envolvido no escândalo de corrupção na Fifa.

A queixa foi apresentada num tribunal de Santiago por dirigentes da atual administração da ANFP e busca esclarecer as "irregularidades detectadas e ocorridas" durante a gestão de Jadue, que presidiu a entidade de 2011 até novembro de 2015, quando deixou o cargo em meio a acusações de suborno e corrupção.

Na queixa, Jadue e ex-dirigentes da ANFP são acusados de contratar de maneira irregular assessorias legais no Chile e no estrangeiro e por não devolver salários recebidos indevidamente, já que a lei chilena não permite que dirigentes da federação sejam remunerados.

"Por consequência, se deduz esta queixa pelo delito de apropriação indevida, o que é um fraude cometido por abuso de confiança na administração da ANFP", explicou Hugo Rivera, advogado da federação.

Jadue, porém, se encontra desde novembro nos Estados Unidos, onde admitiu ao FBI ter feito parte de um esquema de corrupção na Fifa.

A atual direção da ANFP, presidida por Arturo Salah, revelou que devido às irregularidades financeiras protagonizadas por Jadue, a federação se encontra em complicada situação financeira, o que vem dificultando o pagamento das premiações dos jogadores que venceram a Copa América do Chile em 2015, um valor que superaria os 6 milhões de dólares.