Topo

Holandesas desconhecidas eliminam a Rússia da Fed Cup

07/02/2016 18h13

Paris, 7 Fev 2016 (AFP) - A seleção feminina de tênis da Holanda protagonizou uma enorme zebra neste domingo, ao eliminar a Rússia em Moscou, atual vice-campeã Rússia, graças a vitórias de duas jogadoras acima do centésimo lugar do ranking da WTA, Kiki Bertens (106ª) e Richel Hogenkamp (106º).

Para se classificar às semifinais pela primeira vez desde 1997, as holandesas atropelaram as russas por 3 a 0, e o ponto da classificação foi marcado por Bertens, que superou a experiente Svetlana Kuznetsova (17ª) em dois sets, por 6-1 e 6-4.

No sábado, Hogenkamp já tinha derrotado Svetlana Kuznetsova, por 7-6 (7/4), 5-7 e 10-8, numa "maratona" de quatro horas, a partida mais longa da história da competição, enquanto Bertens superou Ekaterina Makarova (31ª) por 6-3 e 6-4.

A Rússia não contou com sua maior estrela, a número 6 do mundo Maria Sharapova. Com dores no antebraço, Sharapova compareceu apenas para preencher os requisitos de participação aos Jogos Olímpicos do Rio-2018, que obrigam as tenistas a participarem da Fed Cup.

A Holanda disputará uma vaga na decisão com a França, que derrotou a Itália por 3 a 1.

A outra semifinal será entre a República Tcheca e a Suíça. Atuais bicampeãs, as tchecas sofreram para derrotar a Romênia, por causa da má fase de sua jogadora mais bem ranqueada, Petra Kvitova (9ª), que perdeu suas duas partidas de simples.

A classificação ficou por conta de Karolina Pliskova (13ª), que venceu os dois simples e ainda foi buscar o ponto decisivo nas duplas, ao lado de Barbora Strycova.

O duelo entre Suíça e Alemanha também foi acirrado, e a heroína suíça foi a jovem Belinda Bencic. A promessa de 18 anos derrotou neste domingo Angelique Kerber, campeã do Aberto da Austrália na semana passada. Em seguida, venceu as duplas ao lado da veterana Martina Hingis, que tem quase o dobro de sua idade, 35.