Esporte

Thiago Monteiro elimina Tsonga em rodada adiada por chuva no Rio Open

17/02/2016 22h11

Rio de Janeiro, 18 Fev 2016 (AFP) - O brasileiro Thiago Monteiro, número 338 do mundo, protagonizou a grande zebra do Rio Open, eliminando na estreia o francês Jo-Wilfred Tsonga, 3º cabeça de chave, em três sets, 6-3, 3-6, 6-4, nesta quarta-feira, poucas horas antes da chuva voltar a interromper a rodada.

O francês, nono tenista do ranking da ATP e tido como um dos favoritos ao título do Rio Open, encontrou muitas dificuldades contra o jovem brasileiro de 21 anos, que recebeu convite da organização para disputar o torneio e mostrou muita personalidade para fechar o jogo em pouco mais de duas horas.

"Eu me preparei sabendo que ia ser uma oportunidade incrível, jogar contra um jogador do Top 10. Foi até uma surpresa saber que eu tenho nível para competir com esses caras", comemorou o brasileiro depois do jogo.

Além da consistência e da calibrada direita de Thiago, Tsonga se mostrou bastante incomodado com o forte calor que beirou os 40 graus e que assolou a quadra central do complexo de tênis do Jóquei Clube do Rio de Janeiro.

"No primeiro set, o jogo estava bem parelho, mas eu consegui fazer meu saque valer e acabei levando a melhor. No segundo ele começou a sacar melhor, eu baixei um pouco a intensidade. Acho que nós dois sentimos o calor, as condições aqui, mas ele pode ter sentindo um pouco mais o cansaço do que eu no fim, percebi que ele não estava se mexendo bem e consegui voltar melhor no terceiro set", analisou.

Natural de Fortaleza, Thiago está mais acostumado ao forte sol brasileiro do que o francês, e mostrou um tênis muito consistente.

O jovem cearense aproveitou os muitos erros não forçados e as nove duplas-faltas do favorito para abalar a chave masculina do Rio Open e salvar a honra do tênis brasileiro, que viu Thomaz Bellucci, número 33 do mundo, e João Souza, o 'Feijão', serem eliminados na primeira rodada.

Superação A vitória é bastante significativa para uma das maiores promessas do tênis brasileiro, que viu sua progressão freada por problemas físicos nos últimos anos.

No meio do ano passado, Thiago sofreu grave lesão no joelho na Eslováquia, durante uma partida de um torneio do circuito Challenger, voltando às quadras apenas em agosto.

"Eu tive uma lesão complicada, eu torci o joelho com match point a favor, 9 a 8 no tie-break do terceiro set. Nos exames constou ruptura total do ligamento cruzado do joelho esquerdo, mas com o trabalho do meu fisioterapeuta, não foi preciso operar e voltei a competir em setembro do ano passado, recuperando a confiança no meu físico. Hoje estou 100% saudável", afirmou.

O brasileiro, porém, não terá muito tempo para aproveitar a maior vitória da carreira. Nas oitavas de final, nesta quinta-feira, Thiago terá outra pedreira pela frente, o uruguaio Pablo Cuevas, número 45 do mundo, que na terça-feira passou sem dificuldades pelo argentino Facundo Bagnis (6-2, 6-0).

"Cuevas é um jogador fantástico, completo. A minha estratégia vai ser um pouco parecida com a de hoje, jogar com meu forehand em cima do backand dele", concluiu Thiago.

Após a vitória do brasileiro, São Pedro voltou a aprontar no Rio Open e uma forte chuva interrompeu novamente a rodada pelo terceiro dia seguido.

Em função do imprevisto, o restante das partidas foram adiadas para esta quinta-feira, só dando tempo do italiano Fabio Fognini, atual vice-campeão, ser eliminado pelo espanhol Daniel Gimeno (4-6, 3-1 e abandono) e o austríaco Domenic Thiem passar pelo argentino Diego Schwartzman (7-5, 7-5).

- Resultados desta quarta-feira no Rio Open:

Simples Masculino (1ª rodada):

Thiago Monteiro (BRA) x Jo-Wilfried Tsonga (FRA/N.3) 6-3, 3-6, 6-4

Oitavas de final:

Daniel Gimeno (ESP) x Fabio Fognini (ITA/N.7) 4-6, 3-1 e abandono

Dominic Thiem (AUT/N.5) x Diego Schwartzman (ARG) 7-5, 7-5

. Simples Feminino (Oitavas de final):

Cindy Burger (HOL) x Elitsa Kostova (BUL) 6-3, 6-0

Francesca Schiavone (ITA) x Mariana Duque (COL) 6-4, 4-6, 7-5

Sorana Cirstea (ROM) x Polona Hercog (SLO/N.5) 7-5, 7-6 (7/3)

Shelby Rogers (EUA) x Verónica Cepede (PAR) 7-5, 6-4.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo