Esporte

Nadal perde para Cuevas e é eliminado do Rio Open

21/02/2016 00h56

Rio de Janeiro, 21 Fev 2016 (AFP) - O espanhol Rafael Nadal, primeiro cabeça de chave e favorito ao título, foi surpreendentemente eliminado nas semifinais do Rio Open pelo uruguaio Pablo Cuevas, em longa partida de quase três horas e meia, nesta sábado no Rio de Janeiro.

Cuevas, que foi mais consistente que o espanhol durante toda a partida, venceu a partida em três sets, parciais de 6-7, 7-6, 6-4.

Na final, o uruguaio fará um duelo sul-americano contra outra surpresa do torneio, o argentino Guido Pella, que mais cedo eliminou o austríaco Dominic Thiem em dois sets, 6-1, 6-4.

Para vencer Nadal, Cuevas, de 30 anos e número 45 do mundo, se mostrou em noite inspirada e, na base de sua ótima esquerda e contando com um saque preciso (11 aces), brigou de igual para igual com o espanhol, jogando a partida mais longa (2h28) da história do Rio Open, repleta de oportunidades quebras de serviço (10 para Nadal, 12 para Cuevas).

Os dois primeiros sets foram decididos nos detalhes dos tie-breaks, com Nadal levando a melhor no primeiro (8/6), enquanto Cuevas deu o troco no segundo (7/3).

Na terceira e decisiva parcial, porém, Cuevas mostrou que vivia noite inspiradíssima e foi logo quebrando o serviço de Nadal e abrindo 3-1. Em seguida, o uruguaio segurou o ímpeto de 'Rafa' e se vingou do espanhol, que o havia derrotado nas quartas de final do Rio Open no ano passado.

Após uma temporada sul-americana melancólica, sendo derrotado no último sábado nas semifinais do ATP 250 de Buenos Aires, Nadal viaja agora para os Estados Unidos, onde disputa o Masters 1000 de Indian Wells.

- Melo e Soares eliminados nas duplas -A torcida carioca, apaixonada por Nadal, teve outra grande decepção neste sábado com a eliminação nas semifinais nas duplas de Marcelo Melo e Bruno Soares, derrotados pelos espanhóis Pablo Carreño Busta e David Marrero, 6-2, 3-6, 10-7.

O público, que lotou a charmosa quadra 1 do Jockey Club do Rio de Janeiro e fez bonita festa, acabou testemunhando uma atuação ruim da dupla brasileira, que não encontrou seu saque e deu de cara com dois espanhóis inspirados do fundo de quadra, acertando diversos winners em belas passadas.

Marcelo, tenista número 1 do mundo do ranking de duplas, e Bruno, campeão do Aberto da Austrália no início do ano, também formarão dupla nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, e são tidos como grandes favoritos à medalha.

"Já falamos sobre isso. Sabemos que teremos que conviver com essa pressão, que ser eliminado nas semifinais de um Masters 1000 já não é suficiente. Vamos continuar no nosso caminho, fazendo nosso melhor", afirmou Marcelo Melo, em relação às expectativas dos torcedores brasileiros.

- Schiavone e Rodgers fazem final feminina -Mais cedo, a italiana Francesca Schiavone, de 35 anos e campeão de Roland Garros em 2010, se classificou à final do Rio Open ao derrotar a croata Petra Martic em dois sets, duplo 6-3.

Domingo, na decisão do torneio, a italiana, atual número 132 do mundo, enfrentará na final a americana Shelby Rodgers, que na outra semifinal superou a romena Sorana Cirstea, 6-4, 6-4.

Schiavone, obrigada a lutar por três sets e duas horas e meia para derrotar a holandesa Cindy Burger nas quartas de final, na sexta-feira, encontrou muito menos resistência contra Martic, 162ª do ranking WTA, vencendo em uma hora e 10 minutos.

A veterana italiana, que no auge da carreira chegou a ser a 4ª melhor tenista do mundo (2011), terá no domingo a oportunidade de suceder como campeã do Rio Open à compatriota Sara Errani, que ergueu o troféu no ano passado. A final será a primeira de Schiavone desde que conquistou seu sexto título na carreira, em Marrakech, em 2013.

- Resultados deste sábado no Rio Open:

. Simples Masculino (Semifinais):

Pablo Cuevas (URU) x Rafael Nadal (ESP/N.1) 6-7, 7-6, 6-4

Guido Pella (ARG) x Dominic Thiem (AUS/N.5) 6-1, 6-4

. Simples Feminino (Semifinais):

Francesca Schiavone (ITA) x Petra Martic (CRO) 6-3, 6-3

Shelby Rogers (EUA) x Sorana Cirstea (ROM) 6-4, 6-4

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo