Topo

Real e Arsenal em busca de redenção; Barça atrás de mais um recorde

29/02/2016 18h14

Paris, 29 Fev 2016 (AFP) - A Liga dos Campeões está fazendo uma pausa de uma semana, no meio do mata-mata das oitavas de final, e os principais campeonatos europeus aproveitaram para encaixar mais uma rodada de competições nacionais, com Real Madrid e Arsenal precisando se redimir de derrotas em clássicos.

Os 'merengues' perderam o dérbi da capital espanhola contra o Atlético de Madri (1-0), e praticamente disseram adeus ao título espanhol, ficando 12 pontos atrás do líder Barcelona.

Na Premier League, os 'Gunners' levaram a pior contra o Manchester United (3-2) e ficou a cinco pontos do surpreendente Leicester.

Ambos ocupam a terceira posição dos seus campeonatos respectivos, e entram em campo na quarta-feira, o Real contra o lanterninha Levante, e o time londrino contra o Swansea, outro time que luta contra o rebaixamento.

Na quinta-feira, o Barça também terá um jogo fácil, pelo menos no papel, contra o Rayo Vallecano, com a possibilidade de estabelecer o novo recorde de invencibilidade para um clube espanhol.

No domingo, os catalães igualaram a marca história do Real da temporada 1988-1989 ao somar a 34ª partida seguida sem perder, com vitória de virada por 2 a 1 sobre o Sevilla.

A Bundesliga também terá uma rodada no meio da semana, com Bayern de Munique e Borussia Dortmund esquentando os motores antes de se enfrentar, no próximo sábado.

Na França e na Itália, as Copas Nacionais proporcionam duelos atrativos, como PSG x Saint-Etienne ou Inter de Milão x Juventus.

Barça imparávelNo domingo, o atual campeão espanhol não teve vida fácil diante do Sevilla, último time que o derrotou (2-1, no dia 3 de outubro), mas acabou levando a melhor, graças ao talento de Messi, autor de cobrança de falta magistral.

Os comandados de Luis Enrique acumularam uma boa gordura para queimar, mas não deve ser dessa vez que o Atlético poderá se aproximar.

Os 'colchoneros', que têm oito pontos a menos que os catalães, recebem na terça-feira a Real Sociedad, invicta há cinco rodadas, com quatro vitórias e um empate.

Para Zinedine Zidane, que sofreu no sábado sua primeira derrota à frente do Real, "a Liga já acabou", mas os 'Merengues' precisam levantar a cabeça na quarta-feira, diante do Levante, para não colocar em risco a classificação direta para a Liga dos Campeões.

O Villarreal (4º) tem apenas dois pontos a menos, e vista mais cedo o Celta de Vigo, na Galícia.

Leicester em busca do sonhoSe a hegemonia do Barça na Espanha surpreende apenas pela ampla vantagem sobre o Real, o fato do Leicester continuar na liderança a 11 rodadas do fim da Premier League abalou até as previsões mais extravagantes das casas de aposta inglesas.

Os 'Foxes' recebem na terça-feira o West Bromwich (13º), com a possibilidade de abrir cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder Tottenham, que no dia seguinte terá um duelo bem mais complicado com o West Ham (6º), em Upton Park.

Os 'Hammers' tentarão acabar com a série de seis vitórias seguidas dos 'Spurs', que sofreram a última derrota justamente diante do Leicester, no dia 13 de janeiro.

Já o Arsenal precisa vencer o Swansea, também na quarta-feira, para continuar com chances de conquistar o título nacional pela primeira vez em 12 anos.

O Manchester City, que está a nove pontos do Leicester, com um jogo a menos, praticamente desistiu de brigar pela ponta, mas teve o mérito de conquistar o primeiro título do ano no último domingo, ao derrotar o Liverpool nos pênaltis, em Wembley.

Os dois times voltam a se enfrentar na quarta-feira, e os 'Reds' irão em busca da revanche, em Manchester.

Bayern rumo ao tetraCom oito pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, o time bávaro caminha a passos largos rumo a quarto título seguido, o terceiro e último sob o comando de Pep Guardiola, que acertou sua saída para o Manchester City na próxima temporada.

Antes de viajar a Dortmund para o jogo que pode definir de vez o tetracampeonato, o 'Rekordmeister' recebe na quarta-feira o Mainz, que obteve quatro vitórias nas últimas cinco rodadas. O Borussia, por sua vez, joga fora de casa, diante do Darmstadt.

Atrás do Bayern e do Borussia, a luta por vagas na Liga dos Campeões continua acirrada, com apenas quatro pontos separando o terceiro colocado Hertha Berlim do sétimo, o Schalke 04.

Neste bolo, apenas o Mainz (5º) joga fora de casa. Hertha (3º), Borussia Moenchengladbach (4º), Bayer Leverkusen (6º) e Schalke (7º) recebem Eintracht Frankfurt (15º), Stuttgart (12º), Werder Bremen (16º) e Hamburgo (11º), respectivamente.

Adversário do Bayern na Liga dos Campeões, a Juventus disputará o 'Derby d?Itália' pela segunda vez em quatro dias na quarta-feira, depois de vencer a Inter por 1 a 0 no domingo.

A classificação na decisão da Copa da Itália deve ser mera formalidade, depois da vitória por 3 a 0 na partida de ida, no fim de janeiro, em Turim.

Na outra semi, o Milan também está em vantagem diante do Alessandria, da terceira divisão, que recebe em San Siro depois de derrotá-lo por 1 a 0 fora de casa.

Na França, o Paris Saint-Germain deixou de ser o único invicto da temporada nos grandes campeonatos europeus ao perder por 2 a 1 para o Lyon, na Ligue 1, mas já é virtualmente campeão francês, com 23 pontos de vantagem sobre o vice-líder Monaco.

Os parisienses irão em busca de uma vaga nas semifinais da Copa da França na quarta-feira, contra o Saint-Etienne, que já eliminou da Copa da Liga, em janeiro (1-0).

'Les Verts' não vencem o PSG há 12 jogos, e já foram eliminados pelo time da capital em ambas as copas nacionais no ano passado.

A grande sensação da competição, o Granville, da quinta divisão, irá em busca de mais uma façanha na quinta-feira diante do tradicional Olympique de Marselha, recordista de títulos na Copa da França (10).

Principais partidas do meio da semana no futebol europeu:

--Campeonato Espanhol (27ª rodada)

- Terça-feira:

(17h00) Atlético de Madri - Real Sociedad

- Quarta-feira:

(16h00) Celta Vigo - Villarreal

(17h00) Levante - Real Madrid

- Quinta-feira:

(17h00) Rayo Vallecano - Barcelona

--Campeonato Inglês (28ª rodada)

- Terça-feira:

(16h45) Norwich City - Chelsea

Leicester - West Bromwich

- Quarta-feira:

(16h45) Arsenal - Swansea City

West Ham - Tottenham

(17h00) Manchester United - Watford

Liverpool - Manchester City

--Campeonato Alemão (24ª rodada)

- Terça-feira:

(16h00) Hannover - Wolfsburg

- Quarta-feira:

(16h00) Bayern de Munique - Mainz

Schalke 04 - Hamburgo

Bayer Leverkusen - Werder Bremen

B. Moenchengladbach - Stuttgart

Hertha Berlim - Eintracht Frankfurt

SV Darmstadt 98 - Borussia Dortmund

-- Copa da Itália (partidas de volta das semifinais)

-Terça-feira:

(17h00) Milan - Alessandria (ida:1-0)

-Quarta-feira:

(16h45) Inter de Milão - Juventus (ida:0-3)

-- Copa da França:

-Quarta-feira:

(15h00) Lorient - Gazélec Ajaccio

Sochaux (D2) - Nantes (L1)

(17h05) Saint-Etienne - Paris SG

-Quinta-feira:

(17h00) Granville (D5) - Olympique de Marselha.