Esporte

Clássico Borussia x Bayern é destaque do fim de semana na Europa

04/03/2016 15h36

Paris, 4 Mar 2016 (AFP) - Em meio à disputa das oitavas de final da Liga dos Campeões, os campeonatos europeus voltam a animar o velho continente neste fim de semana, com destaque para o clássico alemão entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique, que pode decidir a Bundesliga.

Após raro tropeço no meio de semana, o Bayern viu a vantagem sobre o maior perseguidor Borussia cair para 5 pontos, colocando em risco o título do Campeonato Alemão que já era dado como certo por especialistas e torcedores, antes do confronto deste sábado entre os dois maiores clubes do país.

Na Inglaterra, a disputa pelo título segue aberta, com o incrível Leicester mantendo a ponta da tabela. Neste fim de semana, todos os olhos estarão voltados para o clássico do 'Norte de Londres' entre Tottenham e Arsenal, que pode valer a liderança aos 'Spurs' ou o segundo lugar aos 'Gunners'.

Na Liga Espanhola, o Real Madrid, que já admitiu não ter condições de brigar pelo título nacional, enfrentará no sábado o Celta de Vigo, mas com a cabeça na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, que será disputada na terça-feira no Santiago Bernabéu.

Outra equipe que entra em campo no próximo meio de semana pela Champions é o Paris Saint-Germain, que pode poupar jogadores à vontade no Campeonato Francês, no qual e líder isolado e encara neste sábado o Montpellier.

Na Itália, a briga pessoal entre Juventus (1ª) e Napoli (2º) pelo título do 'Calcio' segue disputada e ambas as equipes encaram adversários teoricamente fáceis neste fim de semana.

- Borussia se aproxima do Bayern -Há algumas rodadas atrás, o Bayern de Munique era o líder isolado da Bundesliga, com 10 pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, e, com o o título nacional praticamente garantido, já voltavas todas as atenções para a disputa da Liga dos Campeões, principal objetivo da temporada.

Após alguns tropeços e a derrota em casa diante do Mainz (2-1) na última rodada, os comandados de Pep Guardiola se encontram agora com apenas 5 pontos a mais que o valente time de Dortmund, embalado pelas quatro vitórias seguidas no Campeonato Alemão.

Os dois maiores clubes alemães voltam a se enfrentar neste sábado, desta vez em Dortmund, e os anfitriões terão toda a motivação do mundo para vencer o gigante bávaro e colocar fogo na competição.

Longe dos dois primeiros colocados, a zona de disputa pelas outras duas vagas na próxima Liga dos Campeões também se mostra emocionante, com seis times separados por apenas quatro pontos.

O Hertha Berlim (3º com 42 pontos) encerra a rodada no domingo contra o Hamburgo (11º), logo depois do Mainz (5º com 39), surpreendente vencedor do Bayern, medir forças com o Darmstadt (14º).

No sábado, o Borussia Mönchengladbach (4º com 39) terá pela frente um duro confronto contra o Wolfsburg (8º), enquanto o Schalke 04 (6º com 38) precisa vencer o Colônia (10º) para se aproximar da quarta vaga.

- Spurs e Gunners atrás dos Foxes -A dez rodadas do fim do Campeonato Inglês, o Leicester insiste em ser um penetra no topo da tabela, normalmente reservado para os grandes clubes do país.

Mesmo após empatar diante do West Bromwich (2-2), os 'Foxes' foram beneficiados pelos tropeços dos perseguidores mais próximos, Tottenham (2º) e Arsenal (3º), derrotados por West Ham e Swansea.

Neste sábado, em White Hart Lane, os dois clubes londrinos se enfrentam no clássico do norte da cidade e o vencedor terá uma oportunidade de ouro de se aproximar do Leicester e afundar o vizinho-rival.

Se não quiser ter sua liderança ameaçada, o Leicester, que conta com três pontos de vantagem sobre o Tottenham e seis sobre o Arsenal, terá que vencer no domingo o Watford (12º) fora de casa, e, caso Spurs e Gunners empatem no clássico, poderá abrir ótima vantagem e colocar uma mão na taça da Premier League.

Empatados em pontos e a dez do Leicester, os vizinhos de Manchester brigam mais pela última vaga na próxima Liga dos Campeões do que pelo título.

O City (4º) tem tudo para se manter na frente do rival, já que enfrenta no sábado em casa o lanterninha Aston Villa, enquanto o United (5º) mede forças com o West Bromwich (13º) em Old Trafford.

- Real e PSG de olho na Champions -Na Espanha, o Barcelona (1º com XX pontos) segue de vento em poupa rumo ao título e os rivais precisam buscar outros objetivos.

É o caso do Real Madrid (3º com 57 pontos), que, a 11 rodadas do fim da Liga Espanhola, já admitiu não ter chances de brigar pelo título.

Com isso, Cristiano Ronaldo e companhia apostam todas as fichas na Liga dos Campeões, competição na qual enfrentam na próxima terça-feira a Roma, na partida de volta da oitavas de final, depois de vencer por 2 a 0 na capital italiana.

Antes, porém, o técnico Zinedine Zidane poderá poupar alguns titulares no confronto contra o Celta de Vigo (6º), no sábado.

No domingo, o Atlético de Madri (2º com 61 pontos), única equipe que ainda não desistiu de alcançar o Barcelona no topo da tabela, terá pela frente um duro confronto contra o Valencia (10º) em Mestalla.

No mesmo dia o Barça, que na vitória de quinta-feira sobre o Rayo Vallecano (5-1) quebrou o recorde de invencibilidade da história do futebol espanhol (35 jogos), não deve encontrar dificuldades para superar o surpreendente Eibar (8º). O atual campeão, porém, terá 'apenas' Messi e Suárez em campo, já que Neymar estará suspenso.

Já na França, o campeonato está decidido e em contagem regressiva até o Paris Saint-Germain poder comemorar o tetracampeonato.

O PSG, líder com 23 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Monaco a dez rodadas do fim do campeonato, precisa somar sete pontos para garantir matematicamente o título e deve dar mais um passo rumo a esse objetivo no sábado contra o Montpellier (14º).

Com o troféu nacional praticamente garantindo, o técnico Laurent Blanc poderá, porém, poupar seus principais titulares para focar no duro confronto contra o Chelsea, pelas oitavas de final da Champions. Na ida, em Paris, o clube francês venceu por 2 a 1.

Na Itália, segue a disputa entre Juventus e Napoli pelo Calcio e as duas equipes terão pela frente adversários teoricamente acessíveis.

A Juve, líder com 61 pontos, encara no domingo o Atalanta (14º), enquanto os napolitanos medem forças no sábado com o Chievo (10º).

Na briga pela 3ª colocação, última que dá o direito de disputar a próxima Liga dos Campeões, Roma (3ª) e Fiorentina (4ª), empatadas com 53 pontos, se enfrentam nesta sexta-feira, na partida de abertura da rodada.

Principais partidas deste fim de semana no futebol europeu:

-- Campeonato Alemão (25ª rodada)

- Sábado:

(11h30) Wolfsburg - B. Monchengladbach

Augsburg - Bayer Leverkusen

Colônia - Schalke 04

(14h30) Borussia Dortmund x Bayern de Munique

- Domingo:

(11h30) Mainz - SV Darmstadt 98

(13h30) Hamburgo - Hertha Berlim

-- Campeonato Inglês (29ª rodada):

- Sábado:

(09h45) Tottenham - Arsenal

(12h00) Manchester City - Aston Villa

Chelsea - Stoke City

(14h30) Watford - Leicester

- Domingo:

(10h30) Crystal Palace - Liverpool

(13h00) West Bromwich - Manchester United

-- Campeonato Espanhol (28ª rodada):

- Sábado:

(12h00) Real Madrid - Celta Vigo

(14h15) Villarreal - Las Palmas

(16h30) Getafe - Sevilla

- Domingo:

(12h00) Eibar - Barcelona

(16h30) Valencia - Atlético de Madri

-- Campeonato Francês (29ª rodada):

- Sexta-feira:

(16h30) Caen - Monaco

- Sábado:

(13h00) Paris SG - Montpellier

-- Campeonato Italiano (28ª rodada):

- Sexta-feira:

(16h45) Roma - Fiorentina

- Sábado:

(16h45) Napoli - Chievo

- Domingo:

(08h30) Torino - Lazio

(11h00) Atalanta - Juventus

Sassuolo - Milan

(16h45) Inter - Palermo

am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo