Esporte

FIA aprova mudanças no formato dos treino classificatório da F1

04/03/2016 17h21

Paris, 4 Mar 2016 (AFP) - O Conselho Mundial do automobilismo aprovou nesta sexta-feira em Genebra a modificação do formato dos treinos classificatórios dos Grandes Prêmios de Fórmula 1, o que será implementado desde o início da temporada 2016, anunciou a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

O objetivo principal é aumentar o espetáculo na véspera da corrida, como queria a Comissão da F1 em finais de fevereiro. Algumas vozes foram contrárias a essas mudanças, entre elas a do chefão da F1, Bernie Ecclestone, do presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, e de vários pilotos, como Lewis Hamilton e Fernando Alonso.

De acordo com o comunicado emitido nesta sexta-feira pela FIA, nada mudou em relação à versão proposta pela Comissão da F1.

A Q1 durará 16 minutos, com 22 carros de início, e o piloto mais lento será eliminado após sete minutos. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q1, quando restarem 15 carros.

Na Q2, de 15 minutos, os pilotos restantes seguem o mesmo processo até restarem oito para disputar a Q3 (14 minutos). Ao final da última sessão, após a eliminação dos outros seis, somente os dois pilotos mais rápidos ficaram na pista para disputar a pole, na última volta.

A primeira sessão de classificação de 2016 acontecerá no sábado 19 de março em Melbourne, na véspera do GP da Ausrtália, que abre a nova temporada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo