Esporte

Merkel espera uma Fifa com mais "transparência"

05/03/2016 17h06

Berlim, 5 Mar 2016 (AFP) - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou neste sábado que espera que o mundo do futebol, e especialmente a Fifa, possam demonstrar uma maior transparência para superar a crise dos últimos meses pelos escândalos de corrupção.

"Espero que o mundo do futebol e também a Fifa avancem na transparência", afirmou a chefe de governo em uma mensagem divulgada neste sábado. "O esporte está intimamente ligado à limpeza. Se organizações relevantes não refletem isso, será uma decepção que prejudicará o esporte", apontou.

Merkel lembrou que os diretores têm "uma grande responsabilidade" para cumprir esse objetivo.

Seus comentários parecem ser dirigidos também aos responsáveis da Federação Alemã de Futebol (DFB), que assim como a Fifa passa por uma crise de credibilidade.

A Alemanha é suspeita de ter comprado votos para conseguir a organização do Mundial de futebol de 2006, lembrado no país como um grande sucesso.

A revelação das suspeitas e a falta de transparência levou à demissão do presidente da DFB, Wolfgang Niersbach, manchando a imagem de um mito do futebol alemão, Franz Beckenbauer, que na época dos fatos investigados era o responsável pela candidatura alemã e que depois foi presidente do comitê organizador da Copa do Mundo de 2006.

A Fifa, por sua vez, está no centro de vários casos de corrupção, especialmente o chamado 'FIFAGate', investigado pela justiça americana e que resultou na prisão de importantes dirigentes, especialmente latino-americanos.

Joseph Blatter se viu forçado a renunciar à presidência da Fifa e no dia 26 de fevereiro o suíço Gianni Infantino foi eleito para assumir o cargo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo