Esporte

Djoko e Murray vencem 'maratonas' e se enfrentam nas quartas da Davis

06/03/2016 17h54

Londres, 6 Mar 2016 (AFP) - Novak Djokovic e Andy Murray disputaram duelos acirrados de mais de quatro horas, mas foram decisivos nas vitórias da Sérvia e da Grã Bretanha na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis, neste domingo, e se enfrentarão nas quartas de final, em julho.

Atual campeã, a Grã-Bretanha só dependia de uma vitória de Murray para garantir sua classificação.

O escocês não decepcionou, mas sofreu mais do que o esperado. Em Birmingham, o número 2 do mundo precisou de 4h35 para vencer uma batalha de cinco sets contra o japonês Kei Nishkori (6º), que superou por 7-5, 7-6 (8/6), 3-6, 4-6, 6-3.

"O quinto set foi complicado, mas o público me ajudou muito, e consegui manter a calma", admitiu Murray, que venceu as duas primeiras parciais, mas deixou o japonês reagir.

"O que fizemos no ano passado foi incrível, e queremos repetir isso. O próximo confronto (contra a Sérvia de Djokovic) será complicado, mas se jogarmos como equipe, teremos uma chance", afirmou o britânico.

Murray venceu as três partidas do fim de semana: antes da 'maratona' contra Nishikori, superou Taro Daniel, na sexta-feira, e ganhou a partida de duplas, no sábado, ao lado do irmão Jamie, parceiro do brasileiro Bruno Soares no circuito.

Para festejar em grande estilo o Dia das Mães no Reino Unido, o escocês fez questão de dedicar a vitória deste domingo à esposa, Kim, que deu à luz no mês passado.

"Hoje é o primeiro Dia das Mães de Kim, então espero voltar para casa a tempo, antes dela dormir. Não ela, o bebê", brincou o tenista de 28 anos, referindo-se a pequena Sophia, primeira filha do casal.

Djoko abraçado pela torcidaDjokovic, que também é pai de família (o pequeno Stefan tem um ano e meio), tampouco teve vida fácil neste domingo.

Como o escocês, o líder do ranking precisou de cinco sets para vencer o cazaque Mijail Kukushkin de virada, por 6-7 (6/8), 7-6 (7/3), 4-6, 6-3, 6-2, em 4h57.

"Foi um dos jogos mais complicados da minha carreira, tanto fisicamente quanto mentalmente", reconheceu o sérvio, que no sábado perdeu o jogo de duplas, ao lado de Nenad Zimonjic.

Ao contrário de Murray, Djoko não pôde comemorar a classificação logo em seguida. Ainda precisou torcer pelo companheiro Viktor Troicki, que teve mais facilidade para superar Aleksandr Nedovyesov (6-2, 6-3, 6-4) ganhar o ponto decisivo.

"Eu sei que vocês estão sem voz depois de passar horas gritando para torcer por mim. Mas por favor, fiquem aqui, porque Viktor também precisa de vocês", tinha pedido o número um do mundo depois da sua partida.

A Sérvia espera conquistar o título pela segunda vez, depois de 2010, quando Djoko foi alçado à condição de herói nacional.

Já a atual vice-campeã Bélgica ficou pelo caminho, ao ser eliminada pela Croácia, que em setembro rebaixou o Brasil do Grupo Mundial, espécie de primeira divisão da Copa Davis.

O belga David Goffin chegou a empatar o confronto em 2 a 2, mas o jovem e talentoso Borna Coric superou Kimmer Coppejans (7-6 (7/5), 6-2, 6-2) na partida decisiva.

Os croatas enfrentarão os Estados Unidos, que venceram a Austrália por 3 a 1, graças à chuva de aces (49) de John Isner para cima de Bernard Tomic (6-4, 6-4, 5-7, 7-6 (7/4)).

Quem levar a melhor nesse confronto entre americanos e croatas enfrentará o vencedor do duelo entre França e República Tcheca.

Bicampeões em 2012 e 2012, os tchecos derrotaram a Alemanha fora de casa por 3 a 2, em Hannover, enquanto os franceses atropelaram o Canadá por 5 a 0, em Guadalupe.

O outro confronto de quartas de final será entre Itália e Argentina, que eliminaram Suíça (5-0) e Polônia (3-2), respectivamente.

-Resultados da primeira rodada do grupo mundial da Copa Davis

Grã-Bretanha - Japão 3-1

Sérvia - Cazaquistão 3-2

Itália - Suíça 5-0

Polônia - Argentina 2-3

França - Canadá 5-0

Alemanha - República Tcheca 2-3

Austrália - Estados-Unidos 1-3

Bélgica - Croácia 2-3

. Quartas de final (15 a 17 de julho):

Sérvia - Grã-Bretanha

Itália - Argentina

República Tcheca - França

Estados Unidos - Croácia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo