Topo

Japão fica fora do torneio de futebol feminino do Rio-2016

07/03/2016 14h52

Osaka, Japão, 7 Mar 2016 (AFP) - A seleção feminina do Japão, atual vice-campeã olímpica e mundial, não poderá brigar por medalhas nos Jogos do Rio-2016, deixando China e Austrália representar o continente asiático, apenar do torneio de classificação acontecer em terras nipônicas.

As primeiras a garantir a vaga foram as chinesas, com vitória por 1 a 0 sobre a Coreia do Sul.

As australianas precisavam apenas de um empate com a Coreia do Norte, mas acabaram vencendo por 2 a 1.

Com esses dois resultados, as japonesas foram eliminadas antes mesmo de entrar em campo, o que não impediu a goleada de 6 a 1 sobre o Vietnã, um placar elástico que não amenizou a decepção das campeãs mundiais de 2011.

Melhor jogadora daquele mundial, Homare Sawa chegou acusar as companheiras de falta de compromisso nas partidas anteriores, e o técnico Norio Sasaki assumiu publicamente a responsabilidade pelo fracasso.

"É minha culpa se não nos classificamos. As jogadoras se esforçaram ao máximo, e hoje jogaram bem", comentou o treinador, depois do triunfo inútil sobre as vietnamitas.

O sorteio do torneio olímpico será realizado no dia 14 de abril, no Maracanã, palco da decisão, e o Brasil de Marta já está classificado por ser o país anfitrião.