Topo

Técnico da Itália será julgado por esquema de manipulação de resultados

Conte é acusado de se omitir e não denunciar casos de manipulação - Andrew Medichini/AP Photo
Conte é acusado de se omitir e não denunciar casos de manipulação Imagem: Andrew Medichini/AP Photo

09/03/2016 16h33

O julgamento do técnico da seleção italiana, Antonio Conte, envolvido em um escândalo de manipulação de resultados, terá início em 4 de abril. O veredito será conhecido antes de começar a Eurocopa de 2016, em 10 de junho, informou nesta quarta-feira a imprensa do país.

Os advogados de Conte haviam pedido "um processo abreviado" para que o técnico não fosse obrigado a disputar a Eurocopa sem ter conhecimento de uma eventual punição. O julgamento começará em 4 de abril em Cremona e o veredito será divulgado em meados de maio, segundo a imprensa.

Em 2012, Conte, na época técnico da Juventus, foi suspenso por dez meses - posteriormente reduzidos para quatro - pela justiça esportiva.

O treinador foi acusado de não ter denunciado casos de corrupção durante uma partida da segunda divisão do Siena, equipe que comandava, em Albinoleffe, em 29 de maio de 2011 (vitória por 1 a 0 do Siena). Conte sempre negou ter tido qualquer conhecimento de manipulação de resultado para favorecer apostadores.

O caso faz parte do "Calcioscommese", um amplo esquema de manipulação de resultados no futebol italiano, pelo qual são julgadas mais de 100 pessoas.