Topo

United x City por vaga na Champions é destaque da rodada na Europa

18/03/2016 15h04

Paris, 18 Mar 2016 (AFP) - Com as quartas de final da Champions definidas, a Europa volta as atenções para a reta final de seus campeonatos locais, com destaque para o clássico inglês entre os rivais de Manchester, United e City, um confronto direto por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

O sorteio realizado nesta sexta-feira em Nyon, na Suíça, definiu confrontos entre potencias europeias na Liga dos Campeões que prometem parar o continente, como Barcelona-Atlético de Madri e PSG-Manchester City.

Neste fim de semana, porém, outros grandes clubes entrarão em campo para tentar encaminhar, ou pelo menos se aproximar, de uma classificação à próxima Champions.

É o caso do Manchester United na Inglaterra, que busca tirar das mãos do arquirrival City a quarta e última vaga oferecida pela Premier League na competição continental.

Na França o título já pertence ao Paris Saint-Germain, e resta saber quem acompanhará o poderoso clube da capital na aventura continental no ano que vem, uma briga que envolve 12 equipes separadas por nove pontos.

Na Espanha, é questão de tempo até o Barcelona colocar as mãos no troféu, enquanto o Real Madrid, que já desistiu de brigar pelo título, terá vida dura contra o bom Sevilla, outro tradicional clube que busca entrar na briga pela Champions.

Na Itália e na Alemanha, Juventus e Bayern de Munique lideram seus campeonatos, mas não podem relaxar diante da insistência dor rivais Napoli e Borussia Dortmund.

- Última chance para o United -Eliminado na quinta-feira pelo Liverpool nas oitavas de final da Liga Europa, o Manchester United vê na Premier League a última chance de conseguir voltar a disputar a Champions no ano que vem.

Atualmente na 6ª colocação, a quatro pontos do 4º colocado, o Manchester City, os comandados de Louis van Gaal terão que mostrar uma regularidade inédita nesta temporada até o fim da competição se quiserem alcançar esse objetivo.

O adversário do United neste domingo será justamente o City, uma oportunidade de ouro para se aproximar da última vaga na Champions, que no momento pertence ao rival, e dar um pouco de esperança aos desolados torcedores dos 'Diabos Vermelhos'.

No topo da tabela, o incrível Leicester segue na liderança isolada, com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder Tottenham, e tem tudo para manter ou ampliar a vantagem no sábado, já que enfrenta o fraco Crystal Palace (15º), enquanto os 'Spurs' encaram no sábado o Bournemouth (13º).

- Doze por uma vaga -Na França, o PSG, campeão com oito rodadas de antecedência, cumprirá tabela no que seria um clássico de forte emoções contra o vice-líder Monaco, não fosse o domínio parisiense no Campeonato Francês.

A graça da Ligue 1 está toda na briga pela 3ª colocação, última que vale uma vaga na Liga dos Campeões.

A disputa não poderia estar mais emocionante: a oito rodadas do fim da competição, nove pontos separam doze equipes, do 3º Nice (47 pontos) aos 14º Bordeaux (38), ou seja, tudo pode acontecer e nada está definida.

Nos confrontos diretos mais interessantes, o Olympique de Marselha (10º com 39 pontos) abre a rodada nesta sexta-feira em casa contra o Rennes (5º com 45), enquanto o Lyon (4º com 46) recebe o Nantes (6º com 44).

- Real x Sevilla promete emoções -Na Espanha, o Barça conta com uma enorme vantagem de 12 pontos sobre o vice-líder Atlético de Madri e, apesar do duro confronto no domingo contra o regular Villarreal (4º) fora de casa, segue a passos largos rumo ao bicampeonato nacional.

Como o Atlético não deve ter dificuldade para somar três pontos contra o lanterninha Sporting Gijón o sábado, o destaque da rodada espanhola será o confronto no Santiago Bernabéu entre Real Madrid (3º) e Sevilla (5º).

O clube andaluz quer aproveitar o fato do Real Madrid estar apostando todas as fichas na Liga dos Campeões para surpreender o gigante da capital e somar uma importante vitória, se aproximando na tabela do 4º colocado Villarreal (cinco pontos a mais), dono da última vaga na Champions e que provavelmente perderá pontos para o Barça.

- Calcio e Bundesliga indefinidos -Já na Itália e na Alemanha, os grandes favoritos ao título, Juventus e Bayern de Munique, seguem na ponta da tabela, mas não gozam do mesmo conforto de Barcelona e PSG.

A Juve mantém três pontos de vantagem sobre o insistente Napoli, que não parece ter forças para ultrapassar a tetracampeã, mas não desiste de correr atrás de seu primeiro título do Calcio em 26 anos e terá amplo favoritismo no domingo contra o Genoa (12º).

No mesmo dia, a Juventus terá que medir forças contra o rival Torino (13º) no clássico de Turim, no qual costuma a 'Velha Senhora' costuma levar vantagem, apesar do 'vizinho pobre' ser famoso por historicamente vender caro seu peixe.

Na Alemanha, o Bayern conta com vantagem um pouco maior sobre o 2º colocado Borussia. São cinco pontos, mas, diferentemente, do Napoli, a equipe de Dortmund parece ser capaz de vencer qualquer adversário e tirar essa diferença, caso o gigante bávaro tropece.

Neste fim de semana, ambos são amplos favoritos a somar três pontos. O Bayern entrará em campo primeiro, no sábado diante do Colônia (9º) fora de casa. No domingo, será a vez do Borussia, que viaja para enfrentar o Augsburg (13º).

- Programação dos campeonatos europeus:

--Campeonato Alemão (27ª rodada):

- Sábado:

(11h30) Colônia - Bayern de Munique

- Domingo:

(13h30) Augsburg - Borussia Dortmund

--Campeonato Inglês (31ª rodada):

- Sábado:

(09h45) Everton - Arsenal

(12h00) Chelsea - West Ham

Crystal Palace - Leicester

- Domingo:

(10h30) Southampton - Liverpool

(13h00) Tottenham - AFC Bournemouth

Manchester City - Manchester United

--Campeonato Alemão (30ª rodada):

- Sábado:

(12h00) Sporting - Atlético de Madri

- Domingo:

(12h00) Villarreal - Barcelona

(16h30) Real Madrid - Sevilla

-- Campeonato Francês (31ª rodada):

- Sexta-feira:

(16h30) Olympique de Marselha - Rennes

- Sábado:

(17h00) Lyon - Nantes

- Domingo:

(17h00) Paris SG - Monaco

-- Campeonato Italiano (30ª rodada):

- Sábado:

(16h45) Roma - Inter

- Domingo:

(08h30) Torino - Juventus

(14h00) Napoli - Genoa

(16h45) Milan - Lazio

am