Topo

Alemanha e França mostram força em últimos amistosos antes da Euro

29/03/2016 19h04

Munique, Alemanha, 29 Mar 2016 (AFP) - A Alemanha se recuperou da derrota de sábado para a Inglaterra em Berlim goleando com autoridade a Itália por 4 a 1 em Munique, enquanto a França, que sediará a Euro-2016, superou a Rússia por 4 a 2 em Paris, nesta terça-feira, nos últimos amistosos antes da competição continental.

Com o orgulho ferido após sofrer a virada em casa diante da jovem seleção inglesa, a Alemanha, atual campeã do mundo, acabou descontando as frustrações na Itália, totalmente dominada e que não conseguiu mostrar o futebol sólido do empate com a Espanha (0-0), na quinta-feira.

Aos 23 minutos de jogo, o meia Toni Kroos abriu o placar para a Alemanha com um chute de primeira de fora da área, após passe de Thomas Muller.

No intervalo, a Alemanha já tinha quase garantida a vitória ao abrir 2 a 0 no último minuto do primeiro tempo com Mario Gotze, que cabeceou um belo cruzamento de Muller.

Aos 15 do segundo tempo, os alemães sentenciaram a vitória com Jonas Hector após linda tabela com Julian Draxler, transformando o resultado em goleada aos 28 em pênalti convertido por Mesut Ozil.

O gol de honra italiano saiu somente aos 37 com Stephan El Shaarawy, que arriscou um chute de fora da área e contou com a sorte, tendo a bola desviada na zaga e antes de encobrir o goleiro alemão Ter Stegen.

"Queríamos nos apoiar em uma defesa sólida e isso funcionou. Foi bom conseguirmos mostrar outra cara do que contra a Inglaterra. Amistoso ou não, tanto faz, eu quero ganhar todos os jogos", afirmou após a partida Toni Kroos, autro do primeiro gol do jogo.

- França vence mais uma -A França também mostrou sua força nesta terça-feira, goleando por 4 a 2 a Rússia na primeira partida dos 'Bleus' no estádio Saint-Denis desde os atentados de novembro, em Paris.

Os franceses não demoraram para abrir o placar com o volante N'Golo Kante, em seu primeiro jogo como titular, recebendo ótimo passe de Antoine Griezmann antes de finalizar com categoria, aos 9 minutos.

Griezmann, que a cada jogo vem se mostrando essencial para a França, voltou a dar um gol para os companheiros. Aos 38, o atacante do Atlético de Madrid cruzou na cabeça de André-Pierre Gignac, que não desperdiçou.

A Rússia diminuiu aos 11 minutos do segundo tempo, também de cabeça, com Aleksander Kokorin, mas Dimitry Payet voltou a deixar os franceses em situação confortável aos 20, graças à uma cobrança de falta espetacular.

Na última meia-hora de jogo, o técnico Didier Deschamps promoveu algumas mudanças na equipe e a Rússia aproveitou para diminuir novamente, desta vez com Yuri Zhirkov, aos 25.

Uma das jovens promessas dos 'Bleus', o atacante Kingley Coman, porém, selou a boa vitória da França, driblando o goleiro russo após ótimo passe de Payet.

- Inglaterra perde, Portugal vence -Já em outros amistosos envolvendo seleções que planejam brigar pelo título da Eurocopa-2016, a Inglaterra foi derrotada pela Holanda em pleno Wembley por 2 a 1, enquanto Portugal venceu pelo mesmo placar a Bélgica.

A derrota nesta terça-feira pegou a torcida inglesa de surpresa, depois de uma vitória de virada impressionante sobre a Alemanha (3-2) que vinha empolgando os britânicos.

A Inglaterra até deu pinta de que chegaria a vitória com certa facilidade, dominando a jovem seleção holandesa com toques rápidos no ataque. Numa dessas trocas de passes, o xodó Jamie Vardy abriu o placar aos 41 minutos, marcando seu segundo gol com a camisa da seleção, após o golaço de letra contra os alemães na semana passada.

O ataque ia bem, mas a defesa inglesa ainda precisa de ajustes e a Holanda aproveitou para virar a partida, primeiro com em pênalti convertido por Janssen, aos 5 do segundo tempo, e em seguida com Narsingh, aos 32.

Wembley protagonizou uma bela homenagem ao ídolo holandês Johan Cruff, falecido na semana passada, vítima de uma câncer no pulmão. Aos 14 minutos de jogo, (o ex-craque vestiu a camisa 14 durante toda a carreira), os torcedores que lotaram o mítico estádio levantaram para aplaudir a memória de quem tanto fez para o futebol mundial.

Já o amistoso Portugal-Bélgica, marcado pelos atentados de Bruxelas, que impediram que a partida fosse disputada na capital belga, sendo sediada em Leiria, terminou em vitória dos lusos por 2 a 1.

Os comandados de Fernando Santos, liderados por Cristiano Ronaldo, autor de um gol, mostraram que podem disputar o título da Euro, mas vão continuar dependendo de grandes atuações do craque do Real Madrid.

O outro gol português foi marcado por Nani, enquanto a Bélgica diminuiu com Romelu Lukaku.

- Resultados dos amistosos na Europa nesta terça-feira:

Alemanha - Itália 4-1

França - Rússia 4 - 2

Inglaterra - Holanda 1-2

Irlanda - Eslováquia 2 - 2

Suíça - Bósnia 0-2

Áustria - Turquia 1 - 2

Portugal - Bélgica 2 - 1

Grécia - Islândia 2-3

Luxemburgo - Albânia 0 - 2

Suécia - República Tcheca 1-1.