Esporte

Campeã olímpica russa do lançamento de martelo é suspensa por doping

05/04/2016 14h18

Paris, 5 Abr 2016 (AFP) - A russa Tatyana Lysenko, atual campeã olímpica do lançamento de martelo, foi suspensa de forma provisória por doping, informou nesta terça-feira à AFP a Federação Internacional de Atletismo, sem fornecer detalhes sobre a substância incriminada nem a data em que o exame foi efetuado.

De acordo com a mídia russa, Lysenko, de 32 anos, que hoje usa o sobrenome Beloborodova, depois do casamento, teria sido flagrada em meio às novas análises de amostras colhidas em 2005, durante o Mundial de Helsinque.

"A IAAF pode confirmar que Tatanya Beloborodova (Lysenko) foi suspensa de forma provisória. Como em todos os casos de doping em curso, a IAAF não fará nenhum outro comentário até o conclusão do processo", explicou um porta-voz da entidade.

Além da medalha de ouro conquistada em Londres, quando ainda se chamava Lysenko, a atleta russa também ostenta o bicampeonato mundial de 2011 e 2013.

No Mundial de 2005, em Helsinque, ela ficou com a prata, depois da desclassificação por doping da compatriota Olga Kuzenkova.

A própria Lysenko já havia sido suspensa por dois anos, depois de ter sido flagrada em maio de 2007 por uso de um bloqueador de hormônios.

Por conta do gancho, ela ficou fora do Mundial-2007, em Osaka, e dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

A Rússia está no olho do furacão desde novembro, quando um relatório bombástico da Agência Mundial Antidoping (Wada) revelou práticas de "doping organizado" envolvendo até os mais altos escalões do Estado.

Seguindo a recomendação da Wada, a IAAF baniu o pais de todas as competições de atletismo, colocando em risco sua participação na modalidade nos Jogos do Rio-2016.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo