Topo

Bayern elimina Benfica e chega à quinta semi de Champions consecutiva

13/04/2016 18h08

Lisboa, 13 Abr 2016 (AFP) - Empurrado pela sua apaixonada torcida, o Benfica lutou com garra, mas nada pôde fazer diante da superioridade do Bayern de Munique, que garantiu a classificação para as semifinais da Liga dos Campeões pelo quinto ano seguido ao empatar em 2 a 2 no estádio da Luz.

O time alemão tinha saído na frente no confronto na semana passada, com vitória 'magra' por 1 a 0 na Allianz Arena.

Por conta do placar apertado do primeiro jogo, o Benfica continuou acreditando na classificação e voltou a ter uma boa atuação, sendo aplaudido de pé ao deixar o gramado.

Quem continua vivo no torneio, porém, é o atual tricampeão alemão, que sonha em conquistar a sexta 'Taça Orelhuda' na última temporada com Josep Guardiola como treinador.

O Bayern conhecerá seu adversário na sexta-feira quando serão sorteados os cruzamentos das semifinais, com a possibilidade de cair contra o Manchester City, o time que Pep Guardiola treinará.

O clube alemão também poderá enfrentar o Real Madrid, que já enfrentou nessa altura da competição quatro vezes, em 2000, 2001, 2012 e 2014, ou o outro time da capital espanhola, o Atlético de Madri, que superou na final de 1974.

- Toque de bola envolvente -Para tentar buscar a classificação improvável diante do gigante bávaro, o Benfica teve um desfalque de peso, o brasileiro Jonas, artilheiro do Campeonato Português, com trinta gols marcados, que cumpriu suspensão e deu lugar a Jímenez.

O Bayern também jogou sem seu principal goleador, Robert Lewandowski, mas foi por opção de Guardiola. O treinador deixou o polonês no banco, para reforçar o meio de campo com o experiente espanhola Xabi Alonso, deixando Thomas Müller jogar mais adiantado.

Nas pontas, Pep voltou a escalar o francês Franck Ribéry na direita e o brasileiro Douglas Costa na direita.

Com esse esquema, o time bávaro estava mais solto em campo, aproveitando a mobilidade de Müller e a habilidade dos meias pelos lados do campo.

O Benfica até tentou adiantar a marcação no início, mas foi logo envolvido pelas trocas de passe do Bayern.

A primeira chance de gol foi dos Encarnados, aos 3 minutos de jogo, com uma cobrança de falta do lateral esquerdo Eliseu.

Eliseu sofreu muito com os dribles de Douglas Costa na defesa, mas apoiou muito bem no ataque, com participação decisiva no primeiro gol da partida.

Aos 27 minutos de jogo, o experiente lateral de 32 anos deu um lançamento primoroso na direção do mexicano Jiménez, que aproveitou a saída errada do goleiro Manuel Neuer e cabeceou para as redes.

O gol incendiou de vez o estádio da Luz, que por pouco não foi literalmente abaixo três minutos depois.

O mesmo Jiménez aproveitou uma escorregada de Xabi Alonso e chutou para a defesa de Neuer, que se redimiu da falha no primeiro gol.

O Bayern demorou a colocar a cabeça no lugar, mas quando acordou para o jogo, foi letal.

Aos 38, Douglas Costa abriu na direita para Lahm, que cruzou com perigo na área. O goleiro brasileiro Enderson tirou de soco, mas Vidal pegou a sobra na entrada da área e acertou um lindo chute de primeira para colocar os bávaros novamente em vantagem no confronto.

Com o placar de 1 a 1 em Lisboa, o Benfica precisava fazer ao menos dois gols para se classificar.

- Talisca entra em faz golaço de falta -A situação já era complicada, mas ficou desesperadora logo depois do intervalo.

Em cobrança de escanteio ensaiada, Xabi Alonso cruzou para a área, Javi Martínez desviou de cabeça na segunda trave e Müller apareceu livre na pequena área para escorar para as redes.

Douglas Costa teve duas chances seguidas de matar de vez o confronto, mas perdeu o duelo cara a cara com Enderson, aos 9, e acertou a trave, aos 15.

O técnico do Benfica, Rui Vitória, tentou a última cartada ao colocar o brasileiro Talista no lugar de Salvio.

O jovem atacante revelado pelo Bahia correspondeu à expectativa do treinador ao empatar o jogo com uma linda cobrança de falta, mas não foi suficiente.

Como era esperado, o Bayern avançou para a próxima fase, mas o Benfica se despediu do torneio de cabeça erguida.

lg