Topo

Seleção de vôlei dos EUA fará amistosos em Cuba antes do Rio-2016

20/04/2016 15h40

Havana, 20 Abr 2016 (AFP) - Cuba e Estados Unidos vão retomar depois de duas décadas a tradição de amistosos entre as seleções de vôlei de ambos os países nos dias 2 e 7 de junho em Havana, partidas que servirão de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

"A visita da seleção americana tem como objetivo resgatar os intercâmbios realizados durante a década de 80", explicou nesta quarta-feira Ariel Saínz, presidente da federação cubana, ao jornal estatal Granma.

Os americanos viajarão "com todas duas estrelas", incluindo William Priddy e Sean Roodney, enquanto os cubanos contarão com atletas que atuam em campeonatos estrangeiros, como Rolando Cepeda e Javier Jiménez (Grécia), Osmani Uriarte (Turquia) e Liván Osoria (Argentina), anticipou o técnico da seleção de Cuba, Rodolfo Sánchez.

Os Estados Unidos garantiram a vaga para os Jogos do Rio ao conquistar a Copa do Mundo de 2015, no Japão, enquanto Cuba carimbou o passaporte para a Cidade Maravilhosa ao vencer o pre-olímpico regional de Edmonton, no Canadá.

"Os dois jogos serão muito proveitosos para ambas as equipes e, obviamente, os americanos querem ver em que nível estamos antes dos Jogos", explicou Sánchez.

Durante as décadas de 1980 e 1990, os dois países organizavam vários amistosos entre duas seleções de vôlei, com participação de astros como Steve Timmons, Karch Kiraly, Craig Buck, Raúl Vilches, Carlos Ruiz ou Ernesto Martínez.

O intercâmbio, porém, acabou sendo interrompido, sem que sejam fornecidas explicações.

Desde a aproximação entre os dois países, sacramentada pela visita do presidente americano Barack Obama a Cuba no mês passado, Cuba e Estados Unidos também estão tentando normalizar as relações esportivas, começando com o beisbol, depois de anos de "deserções" de atletas cubanos, que buscam fama e dinheiro nas grande ligas americanas.