Esporte

São Paulo perto das quartas da Libertadores; Grêmio em apuros

02/05/2016 17h22

Montevidéu, 2 Mai 2016 (AFP) - Com a goleada de 4 a 0 aplicada no Toluca, o São Paulo colocou um pé e meio nas quartas de final da Libertadores e pode viajar tranquilo ao México, enquanto os outros três representantes brasileiros têm seus confrontos totalmente indefinidos.

Por incrível que pareça, o tricolor paulista, que teve o pior desempenho entre os times do país na fase de grupos, ficou numa situação bem mais favorável que os demais depois das partidas de ida, o Grêmio que o diga.

Derrotado por 1 a 0 em casa pelo Rosario Central, o time gaúcho terá um desafio e tanto na quinta-feira: vencer no estádio 'Gigante de Arroyito', onde os argentinos perderam apenas um jogo em quase um ano e meio.

A única derrota foi no dia 10 de abril, por 3 a 2 para o Velez Sarsfield. Quatro dias antes, os 'Canalhas' mantiveram uma invencibilidade de quase 500 dias ao empatar em 3 a 3 com o Palmeiras, que acabou sendo eliminado logo na fase de grupos.

- Galo desgastado -Os dois times brasileiros que têm a vantagem de decidir o confronto em casa, o Corinthians e o Atlético Mineiro, vão precisar da força da torcida, já que ficaram no 0 a 0 na partida de ida, deixando a definição da vaga totalmente em aberto.

O empate sem gols pode ser considerado um bom resultado, principalmente para o Timão, que sofreu muito no Uruguai, diante do Nacional, mas não deixa de ser um placar 'perigoso'. Qualquer empate com gols classifica o time visitante.

O Galo teve uma atuação bem melhor que o Corinthians na semana passada, diante do Racing, mas terá que lidar com o desgaste físico gerado pela final do Campeonato Mineiro.

Único dos quatro representantes brasileiros na Libertadores ainda envolvido na disputa do estadual, o Atlético foi surpreendido pelo América (2-1) no primeiro jogo da decisão, no domingo, jogando praticamente com força máxima.

Se garantir a vaga para as quartas, tem tudo para enfrentar o São Paulo, que parece enfim ter se encontrado sob o comando do técnico argentino Edgardo Bauza.

- Boca numa boa, River na beira do abismo -Eliminado pelo Audax na semifinal do Paulistão, o Corinthians chega mais descansado e precisa mostrar sua força em Itaquera para não reviver o vexame do ano passado, quando foi eliminado nas oitavas pelo pequeno Guarani, do Paraguai.

O problema é que o adversário de quarta-feira tem muito mais tradição: o Nacional ostenta três títulos da Libertadores, conquistados em 1971, 1980 e 1988.

A equipe uruguaia também conta com um jovem atacante talentoso Nico López, de 22 anos, que foi uma constante ameaça para o Timão no Parque Central.

Time de melhor campanha na fase de grupos, o Atlético Nacional, da Colômbia, ainda não sofreu gol na competição e decide a vaga em casa com o Huracán, atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, com o qual empatou sem gols na Argentina. Se avançar, enfrenta o vencedor do confronto Grêmio-Rosario Central.

Já o Corinthians pode ter nas quartas um confronto explosivo com o Boca Juniors. O time xeneize já fez boa parte do caminho, com a vitória fora de casa por 2 a 1 sobre o Cerro Porteño, com grande atuação de Carlitos Tévez, para carimbar a vaga na quinta-feira, na Bombonera.

O arquirrival River Plate, atual campeão do torneio, terá uma missão bem mais complicada na quarta-feira no Monumental de Nuñez, precisando reverter a derrota surpreendente de 2 a 0 que sofreu diante do modesto Independiente del Valle, no Equador.

-- Programação das partidas de volta das oitavos de final da Copa Libertadores (resultados das partidas de ida entre parenteses):

- Terça-feira:

Em Medellín: Atlético Nacional (COL) - Huracán (ARG) (0-0)

Na cidade do de México: Pumas (MEX) - Táchira (VEN) (0-1)

- Quarta-feira:

Em Toluca: Toluca (MEX) - São Paulo (BRA) (0-4)

Em Buenos Aires: River Plate (ARG) - Independiente del Valle (EQU) (0-2)

Em São Paulo: Corinthians (BRA) - Nacional (URU) (0-0)

Em Belo Horizonte: Atlético Mineiro (BRA) - Racing (ARG) (0-0)

- Quinta-feira:

Em Rosário: Rosario Central (ARG) - Grêmio (BRA) (1-0)

Em Buenos Aires: Boca Juniors (ARG) - Cerro Porteño (2-1).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo