Esporte

A tocha olímpica: símbolo, trajeto e condutores

03/05/2016 13h14

Rio de Janeiro, 3 Mai 2016 (AFP) - A tocha olímpica, que chegou nesta terça-feira ao Brasil para os Jogos do Rio-2016, passará pelas mãos de cerca de 12.000 revezadores em seu percurso por todo o país.

. SímboloA chama olímpica, acesa para os Jogos Olímpicos de Amsterdã-1928 e carregada por revezamento desde os Jogos de Berlim-1936, representa três valores: paz, união e amizade.

Cada edição dos Jogos possui um modelo próprio de tocha rico em símbolos. A tocha para os Jogos do Rio-2016 tem uma borda dorada representando o céu ensolarado e a medalha de ouro, enquanto seus segmentos horizontais revelam o céu, as montanhas, o mar e o chão representado pelo calçadão de Copacabana.

Feita em alumínio reciclado, a tocha pesa 1 kg e possuiu um botão que abre a parte superior, revelando seus símbolos.

. TrajetoA chama foi acesa em 21 de abril em Olímpia, sede dos Jogos Olímpicos da antiguidade, antes de viajar para a Suíça, onde passo pelo Palácio das Nações Unidas, em Genebra, e pelo Museu Olímpico, em Lausane.

Depois de chegar em Brasília de avião nesta terça-feira, ela foi levada por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio-2016, até o palácio presidencial, onde a presidente Dilma Rousseff acendeu a primeira tocha no país.

A chama passará por 329 cidades do Brasil, incluindo cada uma das 26 capitais dos Estados e pelo Distrito Federal. O percurso será de 20.000 km a pé e 16.000 km de avião.

No dia 5 de agosto, a tocha fará uma entrada triunfal no Maracanã para a cerimônia de abertura dos Jogos. Em seguida, a chama será exposta no centro do Rio de Janeiro durante toda o evento, que se encerra em 21 de agosto.

A tocha será majoritariamente levada por condutores a pé, mas também se locomoverá por outros meios de transporte, como de canoa, a cavalo e em helicóptero.

Os revezadores serão rodeados por forte esquema de segurança e o interesse da mídia na tocha certamente promoverá atos políticos, como já pôde ser visto nos primeiros quilômetros em Brasília, onde alguns manifestantes mostraram cartazes hostis ao vice-presidente Michel Temer, que assumirá o poder em caso de afastamento da presidente Dilma.

Três cidades de Minas Gerais anunciaram ter renunciado a fazer parte do trajeto da tocha devido a problemas financeiros.

. CondutoresCerca de 12.000 condutores irão carregar a tocha, cada um percorrendo 200 metros. A passagem da chama de uma tocha para a outra é feita com o "beijo da chama".

Fabiana, capitã da seleção brasileira feminina de vôlei bicampeã olímpica, foi a primeira a condutora da chama em território nacional. A identidade do último condutor ainda não foi revelada.

Entre os primeiros participantes do revezamento estão Haman Daqqah (uma síria de 12 anos refugiada no Brasil), Artur Avila Cordeiro de Melo (pesquisador brasileiro e primeiro latino-americano a conquistar a medalha Fields, um prêmio de prestigio no campo da matemática) e Lúcio (ex-capitão da seleção brasileira de futebol).

Os condutores são, em grande parte, anônimos, selecionados por uma comissão formada pela Rio-2016 e um patrocinador. Os candidatos tinham que enviar um texto de apresentação acompanhado de uma foto e de um vídeo para o processo de seleção.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo