Topo

Liga Europa perto de ter final 100% Espanhola

04/05/2016 13h47

Paris, 4 Mai 2016 (AFP) - O Sevilla, atual bicampeão, e o Villarreal podem ser responsáveis por uma final 100% espanhola da Liga Europa, caso confirmem as vantagens construídas nas partidas de ida das semifinais da competição sobre Shakhtar Donestk e Liverpool, respectivamente, nesta quinta-feira.

O Villarreal venceu por 1 a 0 em casa na semana passada, um resultado que coloca o 'Submarino Amarelo' como favorito diante do Liverpool em Anfield. Já o Sevilla arrancou um empate em 2 a 2 na Ucrânia e, somado à experiência da equipe na Liga Europa, tem tudo para garantir a vaga em casa, no estádio Sanchez-Pizjuan.

Os dois clubes espanhóis entrarão em campo classificados e só precisam manter os próprios gols intactos para se encontrarem na final, algo que seria significativo para o futebol do país ibérico, que viu o Atlético de Madri se classificar para a decisão da Liga dos Campeões na terça-feira.

A Liga Espanhola, que viu dois de seus clubes vencerem as duas principais competições continentais na última temporada (Barcelona na Champions, Atlético na Liga Europa), poderá fazer ainda melhor neste ano, colocando quatro equipes nas finais, uma demonstração de força impressionante, já que o Real Madrid enfrenta o Manchester City pela outra vaga na fina da Champions.

Em caso de classificação de Villarreal e Sevilla, trataria-se da terceira final da segunda competição europeia entre clubes espanhóis. A última vez que isso aconteceu foi em 2012, com vitória do Atlético de Madri sobre o Athletic Bilbao do técnico Marcelo Bielsa (3-0). Só a Itália fez melhor, com quatro finais 'nacionais' (1990, 1991, 1995, 1998).

Liverpool e Shakhtar Donetsk, porém, querem pôr um fim neste conto de fada espanhol, apesar do Villarreal não perder há 12 jogos no cenário europeu (7 jogos sem sofrer gol) e o Sevilla estar invicto em seis jogos contra clubes ucranianos (4 vitórias, 2 empates).

- Semifinais da Liga Europa (16h05): ida

Sevilla (atual campeão) - Shakhtar Donetsk (2-2)

Liverpool - Villarreal (0-1)

Final: 18 de maio na Basileia (Suíça).