Esporte

Mafia russa que age no futebol português é desmantelada

04/05/2016 16h20

Lisboa, 4 Mai 2016 (AFP) - Uma rede mafiosa russa suspeita de lavagem de dinheiro através do clube de futebol de Leiria (3ª divisão) foi desmantelada em Portugal, anunciou nesta quarta-feira a organização europeia de coordenação policial, a Europol.

"Composta essencialmente por cidadãos russos", esta rede ativa desde 2008 seria "uma célula de um importante grupo mafioso russo, diretamente responsável pela lavagem de milhões de euros por inúmeros países europeus", afirmou a Europol em comunicado.

Na terça-feira, 70 policiais português cumpriram 22 mandados de prisão no país, alguns nas sedes do Benfica, Sporting e Braga, clubes da primeira divisão portuguesa que não estão diretamente ligados à investigação.

Três dirigentes da empresa que gerencia o Leiria, incluindo o presidente, o ex-técnico e jogador russo Alexandre Tolstikov, foram presos, explicou à AFP uma fonte próxima à investigação.

O Ministério Público também investiga o próprio clube e a empresa que o gerencia, em meio à investigação por "corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa".

Segundo a Europol, "A vida abastada dos suspeitos", que "faziam entrar em Portugal grandes quantidades de dinheiro líquido oriundo da Rússia" chamou a atenção das autoridades, que investigaram o caso por mais de um ano.

O grupo criminoso opera identificando e, em seguida, comprando clubes de futebol em dificuldade financeira, graças principalmente a uma rede de empresas com sede em paraísos fiscais.

Os clubes são usados para lavar dinheiro, através da venda de jogadores acima ou abaixo do valor de mercado, e organizando esquemas de apostas ilegais, explicou a Europol.

Brevemente treinado por José Mourinho em 2001, o Leiria disputou por muitos anos a 1ª divisão, antes de ser rebaixado na temporada 2011-12.

O clube acabou falindo, o que resultou no pedido de demissão de 13 jogadores que protestavam contra o atraso nos salários.

Administrativamente rebaixado para a 4ª divisão do futebol português, o Leiria subiu para a 3ª divisão em 2013 e foi comprado por Tolstikov em 2015.

ode/tsc/bh/dhe/am/lg

SPORT LISBOA E BENFICA - FUTEBOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo