Esporte

Barça e Bayern em busca do título antecipado

06/05/2016 16h48

Paris, 6 Mai 2016 (AFP) - Barcelona e Bayern podem ser campeões neste fim de semana, mas o clube bávaro tem uma tarefa muito mais simples, por depender apenas de si para garantir o quarto título seguido neste sábado, enquanto os catalães precisam de uma combinação de resultados.

Espanha e Alemanha são as únicas grande Ligas europeias em que o título nacional ainda está em jogo, mas a rodada também promete ser emocionante na França, na Inglaterra e na Espanha, com briga acirrada por vagas em competições continentais e contra o rebaixamento.

Enquanto muitos clubes fazem as contas para tentar alcançar os objetivos da temporada, uma das partidas mais aguardadas do fim de semana serve apenas para cumprir tabela. No sábado, o Leicester, sensação do futebol inglês, festeja seu primeiro título de campeão inglês no seu estádio, contra o Everton, com direito a concerto do cantor lírico italiano Andrea Bocelli.

Para evitar que clubes joguem em função de outros resultados, todos os jogos da penúltima rodada foram colocados no mesmo horário na Espanha, na França e na Alemanha.

- Liga Espanhola continua pegando fogo -No único campeonato com título totalmente indefinido, Barcelona, Atlético de Madrid e Real Madrid entram em campo no domingo, às 17h locais (12h de Brasília).

O Barça tem os mesmos 85 pontos do Atlético, um de vantagem sobre os "merengues".

Para garantir o bicampeonato com uma rodada de antecedência, precisa somar os três pontos no clássico catalão com o Espanyol (14º), torcer por uma derrota dos "colchoneros" diante do já rebaixado Levante e para que o Real não supere o Valencia (9º).

O Atlético é o único que joga fora de casa, mas tem o adversário mais fácil, pelo menos no papel.

O Barça disputa no Camp Nou um dérbi que promete ser de alta tensão, contra um Espanyol que ainda não se livrou matematicamente do rebaixamento.

No início do ano, os dois times se enfrentaram três vezes em duas semanas (na Liga Espanhola e na Copa do Rei), com duelos repletos de lances violentos e de polêmicas.

Já o Real terá um jogo complicado no estádio Santiago Bernabéu, contra o Valencia, que mostrou que é capaz de derrubar gigantes ao derrotar o Barça em pleno Camp Nou (2-1) no mês passado.

No primeiro turno, um empate em 2 a 2 em Mestalla acabou selando o destino do técnico Rafael Benítez, substituído por Zinedine Zidane em 4 de janeiro.

O Barça é o único dos três que ainda tem o destino em mãos: mesmo se nenhum dos rivais tropeçar, será campeão se vencer as últimas duas partidas.

Outro fator que pode pesar a favor dos catalães é o desgaste físico dos madrilenhos, que disputaram as semifinais da Liga dos Campeões no meio da semana e decidem o título em 28 de maio, em Milão.

- Bundesliga perto do desfecho -O Bayern poderia ter garantido o tetracampeonato na semana passada, com uma vitória simples sobre o Borussia Moenchengladbach, mas adiou a comemoração ao empatar em casa (1-1).

Além de colocar água no chope do torcedor, que não vê o título ser decretado em Munique desde 2000, o tropeço impediu os comandados de Pep Guardiola de encarar com mais serenidade a partida decisiva com o Atlético de Madri na Liga dos Campeões.

Na terça-feira, os bávaros venceram os "colchoneros" por 2 a 1, mas foram eliminados por causa do gol fora de casa, depois da derrota por 1 a 0 da semana passada, em Madri.

Na Bundesliga, o prejuízo não foi tão grande. O Bayern ainda tem cinco pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, com apenas seis pontos em jogo. Basta vencer o Ingolstadt no sábado para se tornar o primeiro time da história a ser campeão alemão quatro vezes consecutivas.

Atrás da dupla Bayern-Dormund, o Bayer Leverkusen já garantiu seu lugar no pódio, sinônimo de classificação direta na Champions, mas a quarta vaga segue em aberto.

Com apenas seis pontos separando Gladbach (4º), Hertha Berlim (5º), Schalke 04 (6º) e Mainz (7º), a briga promete ser acirrada até o fim.

- Festa na terra da Rainha -Depois de garantir o título sem jogar na última segunda-feira, com o tropeço do vice-líder Tottenham diante do Chelsea (2-2), o Leicester vai poder comemorar em campo, contra o Everton.

O artilheiro Jamie Vardy, autor de 22 gols no campeonato, está de volta para festejar com os companheiros, depois de cumprir suspensão. O convidado especial será Andrea Bocelli, que cantará a pedido do técnico Claudio Ranieri.

Ao contrário dos "Foxes", o Tottenham não pode se dar ao luxo de relaxar. Para garantir matematicamente a vaga direta na Liga dos Campeões, precisa vencer o Southampton no domingo.

Também no domingo, o Manchester City (4º) precisa deixar para trás a eliminação na semi da Champions diante do Real Madrid para tentar desbancar o Arsenal do pódio. Se não vencer, deixará os "Gunners" garantir a vaga direta para a competição europeia.

Na França, Lyon (2º) e Mônaco (3º) também fazem uma "final" para alcançar o mesmo objetivo: a classificação na Champions sem passar pela fase preliminar. Os dois times têm os mesmos 62 pontos, mas o primeiro tem um saldo de gols muito superior (22 contra 10).

Na Série A italiana, não há confronto direto pela vaga na Liga dos Campeões, mas um duelo à distância entre Napoli (2º) e Roma (3º), que enfrentam Torino (10º) e Chievo (9º) no domingo, respectivamente.

Principais jogos do fim de semana no futebol europeu:

-- Campeonato Espanhol (37ª rodada)

- Domingo:

(12h00) Real Madrid - Valencia

Barcelona - Espanyol

Levante - Atlético de Madri

-- Campeonato Alemão (33ª rodada)

- Sábado:

(10h30) Schalke 04 - Augsburg

B. Moenchengladbach - Bayer Leverkusen

Eintracht Frankfurt - Borussia Dortmund

Hertha Berlim - SV Darmstadt 98

FC Ingolstadt 04 - Bayern de Munique

-- Campeonato Inglês (37ª rodada)

- Sábado:

(8h45) Norwich City - Manchester United

(13h30) Leicester - Everton

- Domingo:

(9h30) Tottenham - Southampton

(12h00) Manchester City - Arsenal

Liverpool - Watford

-- Campeonato Francês (37ª rodada)

- Sábado:

(16h00) Gazélec-Ajaccio - Paris SG

Lille - Guingamp

Nice - Saint-Etienne

Lyon - Monaco

-- Campeonato Italiano (37ª rodada)

- Sábado:

(13h00) Inter - Empoli

- Domingo:

(7h30) Roma - Chievo

(10h00) Fiorentina - Palermo

(15h45) Torino - Napoli

Hellas Verona - Juventus.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo