Esporte

Duelo brasileiro e choque Nacional-Boca agitam quartas da Libertadores

09/05/2016 15h48

Montevidéu, 9 Mai 2016 (AFP) - As quartas de final da Copa Libertadores começam nesta semana, com o choque 100% brasileiro entre São Paulo e Atlético Mineiro e um duelo que promete ser explosivo entre Nacional, do Uruguai e Boca Juniors, da Argentina.

O confronto entre brasileiros é uma faca de dois gumes para o futebol nacional: tem vantagem de garantir um representante do país nas semifinais, mas quem sair vencedor será a última cartada para reconquistar um título que escapa desde 2013.

Na ocasião, o campeão foi justamente o Atlético Mineiro, que joga nesta quarta-feira, no Morumbi, contra um tricolor paulista que se reencontrou no mata-mata, depois de sofrer até a última rodada para garantir a vaga nas oitavas.

O São Paulo passou pelo Toluca com tranquilidade, com goleada de 4 a 0 em casa, antes de administrar a vantagem no México (derrota por 3 a 1).

Já o Galo teve uma trajetória bem mais tranquila na fase de grupos, terminando com a quarta melhor campanha geral, mas a classificação para as oitavas foi bem mais complicada, com vitória por 2 a 1 em casa sobre o Racing, depois do empate sem gols na Argentina.

Clássico Uruguai x ArgentinaNa quinta-feira, o Boca Juniors viaja a Montevidéu para enfrentar o Nacional, que surpreendeu o Corinthians nas oitavas.

Esta versão de clubes do 'clássico do Rio de La Plata' entre Uruguai e Argentina coloca frente à frente times de muita tradição na competição continental, com nove títulos em campo, seis dos 'xeneizes' e três do tricolor uruguaio.

De olho no recorde de troféus do Independiente (7), o Boca tem o elenco dizimado por lesões, com sete jogadores fora de combate, entre eles Fernando Gago e Nicolás Lodeiro.

Mesmo assim, garantiu a vaga nas quartas com autoridade, com duas vitórias sobre o Cerro Porteño (2-1 no Paraguai e 3-1 na Bombonera') e atuações brilhantes do maior astro da equipe, o atacante Carlos Tévez, autor de dois gols e duas assistências no confronto.

Do lado do Nacional, o principal destaque é o jovem atacante Nico López, de 22 anos, que marcou o primeiro gol do empate em 2 a 2 que selou a eliminação do Timão com apenas cinco minutos de bola rolando, em Itaquera.

No primeiro jogo López já tinha protagonizado as jogadas de maior perigo, no empate sem gols de Montevidéu.

Também na quinta-feira, outro carrasco de time brasileiro entrará em campo: o Rosario Central, da Argentina, que eliminou o Grêmio (vitórias por 1 a 0 em Porto Alegre e 3 a 0 na Argentina).

Os 'Canallas', que sonham em conquistar a Libertadores pela primeira vez, não terão vida fácil no 'Gigante de Arroyito', contra o Atlético Nacional de Medellín, time de melhor campanha na fase de grupos.

O time colombiano eliminou outro representante argentino nas oitavas, o Huracán (0-0 na ida e vitória por 4 a 2 em Medellín) e vem encantando o torcedor com seu futebol ofensivo.

O último confronto de quartas de final é o mais improvável, entre o desconhecido Pumas, do México, e o modesto Independiente Del Valle, que conseguiu a façanha de eliminar o atual campeão River Plate nas oitavas.

A partida de ida será realizada apenas na semana que vem, no Equador, com volta marcada para o dia 24 de maio, no México, quando todos os outros semifinalistas já estarão definidos.

-- Programação das partidas de ida da Copa Libertadores:

Quarta-feira:

Em São Paulo: São Paulo (BRA) - Atlético Mineiro (BRA)

Quinta-feira:

Em Montevideo: Nacional (URU) - Boca Juniors (ARG)

Em Rosario: Rosario Central (ARG) - Atlético Nacional (COL)

Terça-feira, dia 17 de maio:

Em Quito: Independiente del Valle (ECU) - Pumas (MEX).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo