Esporte

Bellucci vence e pega Djoko em Roma; Federer e Murray também avançam

11/05/2016 15h40

Roma, 11 Mai 2016 (AFP) - O brasileiro Thomaz Bellucci, número 37 do mundo, venceu nesta quarta-feira o francês Nicolas Mahut e se classificou para enfrentar nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking ATP.

Bellucci, que havia surpreendido em sua estreia na capital italiana ao derrotar outro francês, Gael Monfils (N.14), eliminou Mahut com autoridade em dois sets, parciais de 6-4, 6-3, em uma hora e 22 minutos de jogo, sua segunda vitória em um torneio de Masters 1000 nesta temporada.

A missão de Bellucci nas oitavas, porém, será muito mais complicada: o brasileiro terá que encarar Djokovic, melhor tenista do mundo e praticamente imbatível nesta temporada.

Apesar do enorme favoritismo, 'Djoko' não encontrou a facilidade esperada nesta quarta-feira diante do também francês Stephane Robert (103º), de 36 anos, vencendo em dois parelhos sets, por duplo 7-5.

"Foi extremamente difícil. Stéphane é um jogador muito imprevisível. Ele não tinha nada a perder e conseguiu golpes incríveis", admitiu o sérvio, que deixou o adversário acertar 36 'winners', com direito a deixadinhas, lobs e contrapés.

O veterano de estilo atípico chegou até a vencer por 4 a 2 no segundo set, mas o favoritismo do número um do mundo acabou prevalecendo.

- Federer é dúvida para as oitavas -Será o quarto confronto entre Bellucci e Djokovic em Masters 1000 no intervalo de um ano. No ano passado, os dois tenistas se enfrentaram na mesma altura da competição em Roma e o brasileiro deu trabalho ao sérvio, vencendo a primeira parcial antes de ser derrotado em três sets, 5-7, 6-2, 6-3.

No total, Bellucci e Djokovic se enfrentaram cinco vezes, com o sérvio vencendo todas as partidas.

O sérvio decepcionou na sua estreia no saibro, ao perder logo de cara para o tcheco Vezely no Masters 1000 de Monte Carlo, mas se recuperou na semana passada, ao se sagrar campeão em Madri pela segunda vez.

Os números 2 e 3 do mundo, o suíço Roger Federer e o britânico Andy Murray, também entraram em quadra nesta quarta-feira e superaram sem sustos os adversários.

Federer, que não disputou o Masters 1000 de Madri devido a dores nas costas, na semana passada, superou a jovem promessa alemã Alexander Zverev (6-3, 7-5), enquanto Murray derrotou o cazaque Mikhail Kukushkin (6-3, 6-3).

Após a partida, Federer, porém, não se mostrou muito otimista em relação à lesão e colocou em dúvida sua participação nas oitavas de final.

"Espero poder jogar amanhã, mas não sei como estarei me sentindo. Vou treinar e vou parar a cada 15 minutos para conversar com minha equipe", explicou o tenista de 34 anos.

"Estou longe de estar a 100%. Espero voltar logo ao meu melhor nível, mas ainda tenho muitas coisas para fazer até Roland Garros", completou o veterano, que nunca venceu em Roma, amargando três vice-campeonatos.

Nas oitavas, a lenda viva suíça não terá vida fácil contra o austríaco Dominic Thiem (N.13). O adversário de Murray será o francês Jeremy Chardy, que superou o espanhol Roberto Bautista (N.15) por 7-6 (8/6) e 6-4.

Com desempenho surpreendente nesta temporada no saibro, o jovem australiano Nick Kyrgios (20º) conseguiu mais uma vitória expressiva nesta quarta-feira ao levar a melhor no duelo de grandes sacadores com o canadense Milos Raonic, décimo cabeça de chave, por 7-6 (7/5) e 6-3.

No feminino, a zebra voltou a passear solta, como aconteceu na semana passada, em Madri.

Atual campeã do Aberto da Austrália, a alemã Angelique Kerber, segunda cabeça de chave em Roma, caiu novamente na estreia, como na capital espanhola.

Desta vez, foi derrotada por 6-1, 5-7 e 7-5 pela canadense Eugénie Bouchard, que já foi número cinco do mundo e hoje ocupa o 46º lugar do ranking.

Outra surpresa foi a eliminação da bielorrussa Victoria Azarenka, que perdeu por um contundente 6-3 e 6-2 para a romena Irina Begu (35ª).

A espanhola Garbiñe Muguruza (N.3) não vacilou diante da russa Ekaterina Makarova (29ª), que massacrou por 6-1 e 6-0.

- Resultados desta quarta-feira em Roma:

- Simples Masculino (2ª rodada):

Novak Djokovic (SRV/N.1) x Stéphane Robert (FRA) 7-5, 7-5

Thomaz Bellucci (BRA) x Nicolas Mahut (FRA) 6-4, 6-3

Nick Kyrgios (AUS) x Milos Raonic (CAN) 7-6 (7/5), 6-3

Roger Federer (SUI/N.3) x Alexander Zverev (ALE) 6-3, 7-5

Dominic Thiem (AUT/N.13) x João Sousa (POR) 6-3, 6-2

Richard Gasquet (FRA/N.11) x Andreas Seppi (ITA) 6-3, 6-4

Jérémy Chardy (FRA) x Roberto Bautista (ESP) 7-6 (8/6), 6-4

Andy Murray (GBR/N.2) x Mikhail Kukushkin (CAZ) 6-3, 6-3

- Simples feminino (2ª rodada):

Christina McHale (EUA) x Ana Ivanovic (SRV/N.13) 6-7 (3/7), 6-4, 6-1

Svetlana Kuznetsova (RUS) x Samantha Stosur (AUS) 6-4, 6-4

Daria Gavrilova (AUS) x Simona Halep (ROM/N.6) 6-3, 4-6, 6-3

Irina Begu (ROM) x Victoria Azarenka (BLR/N.4) 6-3, 6-2

Darya Kasatkina (RUS) x Mariana Duque (COL) 6-2, 6-2

Misaki Doi (JAP) x Lucie Safárová (CZE/N.10) 6-3, 7-5

Johanna Konta (GBR) x Roberta Vinci (ITA/N.7) 6-0, 6-4

Timea Bacsinszky (SUI/N.11) x Lesia Tsurenko (UCR) 6-2, 6-4

Jelena Ostapenko (LAT) x Mónica Puig (PUR) 6-1, 6-1

Garbiñe Muguruza (ESP/N.3) x Ekaterina Makarova (RUS) 6-1, 6-0

Barbora Záhlavová Strýcová (RTC) x Heather Watson (GBR) 6-4, 6-2

Eugenie Bouchard (CAN) x Angelique Kerber (ALE/N.2) 6-1, 5-7, 7-5.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo