Esporte

Bellucci vence e pega Djoko em Roma; Federer, Murray e Nadal também avançam

11/05/2016 18h56

Roma, 11 Mai 2016 (AFP) - O brasileiro Thomaz Bellucci, número 37 do mundo, venceu nesta quarta-feira o francês Nicolas Mahut e se classificou para enfrentar nas oitavas de final do Masters 1000 de Roma o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking ATP.

Além de Djoko, os demais favoritos também avançaram, com vitórias tranquilas de Andy Murray (N.2), Roger Federer (N.3) e Rafael Nadal (N.5).

Bellucci, que havia surpreendido em sua estreia na capital italiana ao derrotar outro francês, Gael Monfils (N.14), eliminou Mahut com autoridade em dois sets, parciais de 6-4, 6-3, em uma hora e 22 minutos de jogo, sua segunda vitória em um torneio de Masters 1000 nesta temporada.

A missão de Bellucci nas oitavas, porém, será muito mais complicada: o brasileiro terá que encarar Djokovic, melhor tenista do mundo e praticamente imbatível nesta temporada.

Apesar do enorme favoritismo, Djoko não encontrou a facilidade esperada nesta quarta-feira diante do também francês Stephane Robert (103º), de 36 anos, vencendo em dois parelhos sets, por duplo 7-5.

"Foi extremamente difícil. Stéphane é um jogador muito imprevisível. Ele não tinha nada a perder e conseguiu golpes incríveis", admitiu o sérvio, que deixou o adversário acertar 36 'winners', com direito a deixadinhas, lobs e contrapés.

O veterano de estilo atípico chegou até a vencer por 4 a 2 no segundo set, mas o favoritismo do número um do mundo acabou prevalecendo.

- Federer é dúvida para as oitavas -Será o quarto confronto entre Bellucci e Djokovic em Masters 1000 no intervalo de um ano. No ano passado, os dois tenistas se enfrentaram na mesma altura da competição em Roma e o brasileiro deu trabalho ao sérvio, vencendo a primeira parcial antes de ser derrotado em três sets, 5-7, 6-2, 6-3.

No total, Bellucci e Djokovic se enfrentaram cinco vezes, com o sérvio vencendo todas as partidas.

O sérvio decepcionou na sua estreia no saibro, ao perder logo de cara para o tcheco Vezely no Masters 1000 de Monte Carlo, mas se recuperou na semana passada, ao se sagrar campeão em Madri pela segunda vez.

Os números 2 e 3 do mundo, o suíço Roger Federer e o britânico Andy Murray, também entraram em quadra nesta quarta-feira e superaram sem sustos os adversários.

Federer, que não disputou o Masters 1000 de Madri devido a dores nas costas, na semana passada, superou a jovem promessa alemã Alexander Zverev (6-3, 7-5), enquanto Murray derrotou o cazaque Mikhail Kukushkin (6-3, 6-3).

Após a partida, Federer, porém, não se mostrou muito otimista em relação à lesão e colocou em dúvida sua participação nas oitavas de final.

"Espero poder jogar amanhã, mas não sei como estarei me sentindo. Vou treinar e vou parar a cada 15 minutos para conversar com minha equipe", explicou o tenista de 34 anos.

"Estou longe de estar a 100%. Espero voltar logo ao meu melhor nível, mas ainda tenho muitas coisas para fazer até Roland Garros", completou o veterano, que nunca venceu em Roma, amargando três vice-campeonatos.

Nas oitavas, a lenda viva suíça não terá vida fácil contra o austríaco Dominic Thiem (N.13). O adversário de Murray será o francês Jeremy Chardy, que superou o espanhol Roberto Bautista (N.15) por 7-6 (8/6) e 6-4.

- Zebra solta no feminino -Já o espanhol Rafael Nadal (N.5) deixou para trás a desilusão da derrota para Murray na semifinal em Madri ao despachar o alemão Philipp Kohlschreiber por duplo 6-3.

'Rafa', que foi campeão em Monte Carlo e Barcelona no mês passado, terá pela frente o jovem australiano Nick Kyrgios (20º).

Conhecido por ser um especialista das quadras rápidas, Kyrgios vem fazendo uma boa temporada no saibro e conseguiu mais uma vitória expressiva nesta quarta-feira, ao levar a melhor no duelo de grandes sacadores com o canadense Milos Raonic, décimo cabeça de chave, por 7-6 (7/5) e 6-3.

No feminino, a zebra voltou a passear solta, como aconteceu na semana passada, em Madri. Nada menos de oito cabeças de chave ficaram pelo caminho nesta quarta-feira, deixando apenas cinco para a disputa das oitavas de final.

Atual campeã do Aberto da Austrália, a alemã Angelique Kerber (N.2), caiu novamente na estreia, como na capital espanhola.

Desta vez, foi derrotada por 6-1, 5-7 e 7-5 pela canadense Eugénie Bouchard, que já foi número cinco do mundo e hoje ocupa o 46º lugar do ranking.

Outra grande surpresa foi a eliminação da bielorrussa Victoria Azarenka, que perdeu por um contundente 6-3 e 6-2 para a romena Irina Begu (35ª).

Já a tcheca Petra Kvitova (N.5) perdeu por 6-3 e 6-4 para a americana Madison Keys (24ª), enquanto a romena Simona Halep (N.6), campeã em Madri no sábado, foi derrotada em três sets pela australiana Daria Gavrilova (32ª), por 6-3, 4-6 e 6-3

Única favorita que escapou da zebra, a espanhola Garbiñe Muguruza (N.3) não vacilou diante da russa Ekaterina Makarova (29ª), que massacrou por 6-1 e 6-0.

- Resultados desta quarta-feira em Roma:

- Simples Masculino (2ª rodada):

Novak Djokovic (SRV/N.1) x Stéphane Robert (FRA) 7-5, 7-5

Thomaz Bellucci (BRA) x Nicolas Mahut (FRA) 6-4, 6-3

Nick Kyrgios (AUS) x Milos Raonic (CAN) 7-6 (7/5), 6-3

Rafael Nadal (ESP/N.5) x Philipp Kohlschreiber (ALE) 6-3, 6-3

Roger Federer (SUI/N.3) x Alexander Zverev (ALE) 6-3, 7-5

Dominic Thiem (AUT/N.13) x João Sousa (POR) 6-3, 6-2

Richard Gasquet (FRA/N.11) x Andreas Seppi (ITA) 6-3, 6-4

Jérémy Chardy (FRA) x Roberto Bautista (ESP) 7-6 (8/6), 6-4

Andy Murray (GBR/N.2) x Mikhail Kukushkin (CAZ) 6-3, 6-3

- Simples feminino (2ª rodada):

Christina McHale (EUA) x Ana Ivanovic (SRV/N.13) 6-7 (3/7), 6-4, 6-1

Svetlana Kuznetsova (RUS) x Samantha Stosur (AUS) 6-4, 6-4

Daria Gavrilova (AUS) x Simona Halep (ROM/N.6) 6-3, 4-6, 6-3

Irina Begu (ROM) x Victoria Azarenka (BLR/N.4) 6-3, 6-2

Darya Kasatkina (RUS) x Mariana Duque (COL) 6-2, 6-2

Misaki Doi (JAP) x Lucie Safárová (RTC/N.10) 6-3, 7-5

Johanna Konta (GBR) x Roberta Vinci (ITA/N.7) 6-0, 6-4

Timea Bacsinszky (SUI/N.11) x Lesia Tsurenko (UCR) 6-2, 6-4

Jelena Ostapenko (LAT) x Mónica Puig (PUR) 6-1, 6-1

Garbiñe Muguruza (ESP/N.3) x Ekaterina Makarova (RUS) 6-1, 6-0

Madison Keys (EUA) x Petra Kvitová (RTC/N.5) 6-3, 6-4

Barbora Záhlavová Strýcová (RTC) x Heather Watson (GBR) 6-4, 6-2

Eugenie Bouchard (CAN) x Angelique Kerber (ALE/N.2) 6-1, 5-7, 7-5.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo