Esporte

Dois britânicos são os primeiros estrangeiros a alcançar o Everest após terremoto

12/05/2016 12h23

Katmandu, 12 Mai 2016 (AFP) - Os alpinistas britânicos Kenton Cool e Robert Lucas tornaram-se os primeiros estrangeiros a alcançar nesta quinta-feira o cume do Everest desde o terremoto que atingiu no ano passado o Nepal.

Acompanhados por dois guias locais, Dorchi Gyalzen Sherpa e Pemba Bhote, os britânicos atingiram o topo do mundo às 08h15 (23h30 de quarta-feira no Horário de Brasília), segundo Iswari Paudel, dono do Himalayan Guides Nepal.

Na quarta-feira, nove nepaleses concluíram a escalada e prepararam as cordas utilizadas pelos britânicos para escalar o pico.

Apenas um alpinista atingiu o pico em 2014, após a morte em uma avalanche de 16 guias nepaleses. "Em dois anos, perdi 14 guias sherpas em dois desastres no Everest", indicou Paudel à AFP.

"Todos na comunidade alpinista, local e estrangeira, foram muito afetados. Queríamos enviar uma mensagem positiva ao mundo este ano e a escalada de hoje é uma notícia muito boa", disse ele.

O Nepal emitiu 289 autorizações para a temporada de escalada deste ano, que dura de meados de abril até o final de maio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo