Topo

Ministro russo dos Esportes chama de "absurdas" denúncias de doping sistemático

AP Photo/David J. Phillip
Imagem: AP Photo/David J. Phillip

12/05/2016 19h00

O ministro russo dos Esportes classificou de "absurdas" as revelações do ex-chefe do laboratório de Moscou, que afirmou ao jornal americano The New York Times que atletas russos foram dopados de maneira sistemática durante os Jogos Olímpicos de Inverno, em 2014.

"Acredito que as pessoas (denunciadas pelo The New York Times) são atletas excepcionais, as acusações são absurdas", declarou Vitali Moutko, segundo a agência russa TASS.

"As acusações contra eles não têm fundamento. Iremos analisar a reportagem e definir em seguida como reagir", completou.

Em entrevista ao jornal americano, o ex-chefe do laboratório antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov, afirmou que "dezenas de atletas russos, sendo 15 medalhistas olímpicos", foram beneficiados por um sistema de doping supervisionado pelo governo durante os Jogos de Inverno de Sochi.

Para embasar as acusações, Rodchenkov forneceu ao jornal mensagens enviadas e recebidas do ministro russo dos Esportes, nas quais são mencionados os atletas que se utilizaram do programa.

Rodchenkov cita atletas da equipe russa de bobsled, incluindo o medalhista de ouro Alexandre Zubkov, e o campeão olímpico de Skeleton Alexandre Tretiakov.

"Tudo isso é intriga política. Nessas declarações, não há verdade, são apenas rumores", declarou à agência TASS Willi Schneider, técnico e chefe da equipe russo de Skeleton.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, a Rússia conquistou 33 medalhas, 13 delas de ouro, ficando com o primeiro lugar na tabela.

As declarações de Rodchenkov fortalecem as denúncias de Vitali Stepanov, ex-funcionário da agência russa antidoping que relatou o envolvimento do governo russo para esconder exames positivos de atletas do país, o que originou a investigação da Agência Mundial Antidoping (Wada).