Esporte

Barcelona ou Real Madrid: veredito final do Campeonato Espanhol

13/05/2016 15h48

Madri, 13 Mai 2016 (AFP) - Depois de nove meses intensos, a Liga Espanhola, único dos grandes campeonatos europeus que ainda não definiu seu campeão, chega ao fim neste sábado, quando o Barcelona tentará manter a pequena vantagem sobre o arquirrival Real Madrid e garantir mais um título nacional.

Como já conhecem seus campeões, as Ligas Italiana, Francesa, Alemã e Inglesa chegam à última rodada precisando descobrir quais clubes irão disputar a Liga dos Campeões e Liga Europa na próxima temporada e quem será rebaixado.

Na Espanha, a fórmula é simples para o Barça: derrotar o Granada, uma equipe que garantiu a permanência na elite e já não briga por mais nada, chegar aos 91 pontos e conquistar o título espanhol da temporada 2015-16.

- A uma vitória do título -Caso não vença na Andaluzia, o Barcelona também ergueria o troféu caso o Real Madrid (88 pontos) não vencer fora de casa o Deportivo La Coruña.

Para a equipe madrilenha, o objetivo é bem mais complicado, já que precisa vencer o La Coruña no estádio Riazor e esperar que o Barça não supere o fraco Granada.

A Liga Espanhola ficou com apenas dois concorrentes ao título na semana passada, quando o Atlético de Madri deixou a briga ao ser surpreendentemente derrotado pelo lanterninha da competição e já rebaixado Levante.

"Nós merecemos ganhar esta Liga, tanto pelo futebol que apresentamos como pelo número de rodadas que fomos líderes. Agora o título está mais perto, a um passo", declarou Luis Enrique, técnico do Barcelona, depois da goleada por 5 a 0 sobre o Espanyol, pela 37ª rodada.

O técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, garantiu nesta sexta-feira que a equipe não estará pensando no Barça durante o duelo com o La Coruña e que ele mesmo só descobrirá o resultado dos catalães após o apito final.

"Ainda temos uma final, na qual temos que fazer um grande jogo para somar três pontos. É a única coisa que temos em mente. O importante é ganhar", afirmou.

Para o Barcelona, um título da Liga mitigaria a grande decepção da eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões, grande objetivo do ano.

O título espanhol seria o sexto em oito anos para o Barcelona, que ainda disputará no dia 22 de maio a final da Copa do Rei contra o Sevilla.

O Barça dominou a competição por boa parte da temporada e chegou a ficar 39 jogos oficiais invicto, de outubro do ano passado a março, um recorde do futebol espanhol.

- O adeus de Guardiola -Com o título alemão conquistado há uma semana, o terceiro em três temporadas, o técnico espanhol Pep Guardiola se despede da Bundesliga comandando pela última vez o Bayern de Munique na competição, neste sábado contra o Hannover.

"Foram três belos anos, momentos inesquecíveis. Nunca esquecerei este período que passei no banco do Bayern", declarou nesta sexta-feira o catalão, que disputará no dia 21 de maio a final da Copa da Alemanha contra o Borussia Dortmund, vice-líder da Bundesliga.

Além dos dois líderes, as outras vagas na próxima Liga dos Campeões já pertencem ao Bayer Leverkusen (3º) e Borussia Mönchengladbach (4º), não importando o resultado das partidas contra Ingolstadt e Darmstadt, respectivamente.

Para a Liga Europa, três ingressos estão disponíveis e ficarão com Mainz, Hertha Berlim e Schalke. Resta saber quem jogará diretamente a fase de grupos e quem terá que passar pela fase prévia da competição. A vantagem é do Mainz, que encara o Hertha, enquanto o Schalke duela com o Hoffenheim.

Na briga contra o rebaixamento, o Stuttgart, penúltimo colocado, precisa vencer o Wolfsburg para evitar o rebaixamento direto e, talvez, disputar a repescagem pela permanência na elite contra uma equipe da 2ª divisão, enquanto Werder Bremen (16º) e Eintracht Frankfurt (15º) fazem duelo direto pela sobrevivência.

- United e City querem Champions -Na Premier League, só resta uma vaga na próxima Liga dos Campeões e ela será disputada à distância pelos arquirrivais de Manchester, City (4º) e United (5º), que tem dois pontos a menos.

O título já pertence ao Leicester e a segunda colocação deve permanecer com o Tottenham. Já o Arsenal, terceiro com três pontos a mais que o City, o objetivo é claro: evitar a 4ª posição, que obrigaria a equipe a disputar a fase prévia da Liga dos Campeões, em agosto.

O United, que teve a oportunidade de tomar o 4º lugar das mãos do rival, mas foi derrotado pelo West Ham na partida adiada da 35ª rodada, não depende mais só de si e terá que vencer o Bournemouth e torcer por uma derrota do City diante do Swansea.

- Napoli e Roma brigam por vice-campeonato -As disputas pela segunda colocação do Campeonato Italiano, entre Napoli (2º) e Roma (3ª), e contra o rebaixamento, que envolve Palermo (17º) e Carpi (18º), são os destaques da última rodada da competição, neste fim de semana.

O Napoli tem tudo a seu favor para se juntar à campeã Juventus na próxima liga dos Campeões diretamente. O confronto no sábado contra o rebaixado Frosinone (19º) em San Paolo lhe dá um claro papel de favorito para ficar com o vice-campeonato.

Um empate, porém, poderia ser prejudicial, caso a Roma vença no mesmo dia o Milan (7º), que entrará em campo para disputar suas últimas chances de classificação à Liga Europa.

Restam duas opções para que os milaneses se classifiquem à segunda competição continental: vencer a forte Juventus na final da Copa da Itália, em 21 de maio, ou terminar a Serie A na 6ª colocação, derrotando a Roma e torcendo por um tropeço do modesto Sassuolo, que atualmente ocupa a posição almejada e encara a Inter de Milão (4ª).

Na parte de baixo da tabela, será necessário definir quem acompanhará Hellas Verona e Frosinone à 2ª divisão na próxima temporada.

O Palermo tem situação mais favorável que o Carpi, já que conta com um ponto a mais que o rival pela permanência e encara o lanterna Hellas em casa. O Carpi terá que superar a Udinese (16ª).

- Monaco tenta se manter na Champions -O Monaco tentará conservar sua 3ª posição no Campeonato Francês, o que permitiria disputar a próxima Champions, enquanto três equipes brigam contra o rebaixamento.

O clube do Principado se mantem no pódio da Ligue 1 desde dezembro, mas vem dando sinais de fraqueza nas últimas semanas e a humilhante derrota para o Lyon (2º) (6-1) acabou definitivamente com as esperanças de classificação direta à fase de grupos da competição continental.

O Monaco recebe o Montpellier (11º) sabendo que só a vitória garantirá a terceira colocação.

Caso não vença, o Nice, quarto colocado a dois pontos dos monegascos, poderia tirar das mãos do Monaco a vaga na Champions com uma vitória sobre o Guingamp (15º). Nesse caso, nem um empate ajudaria o Monaco, que tem pior saldo de gol que os 'Niçois' (+5 contra +16).

O Nice também terá que ficar de olho no retrovisor: tem dois pontos a mais que Saint-Etienne (5º) e três de vantagem sobre o Lille (6º), que se enfrentam na última rodada e querem a vaga na Liga Europa.

Lá embaixo, três equipes brigam contra o rebaixamento.

O Toulouse (17º) tem a melhor situação e só precisa ganhar do Angers (9º) para permanecer na elite, enquanto Gazélec-Ajaccio (18º), com os mesmos 37 pontos mas pior saldo de gol, enfrenta o Lorient (16º).

Já o Reims (19º) precisa torcer por tropeços dos rivais e uma vitória sobre o vice-líder Lyon se quiser continuar na primeira divisão, algo que parece improvável.

- Programação deste fim de semana nos campeonatos europeus:

- Campeonato Espanhol (38ª rodada):

- Sábado:

(12h00) Deportivo La Coruña - Real Madrid

Granada - Barcelona

(14h30) Atlético de Madri - Celta Vigo

- Campeonato Inglês (38ª rodada):

- Domingo:

(11h00) Swansea City - Manchester City

Arsenal - Aston Villa

West Bromwich - Liverpool

Newcastle - Tottenham

Manchester United - AFC Bournemouth

Chelsea - Leicester

- Campeonato Alemão (34ª rodada):

- Sábado:

(10h30) Bayern de Munique - Hannover

Borussia Dortmund - Colônia

Bayer Leverkusen - FC Ingolstadt 04

Mainz - Hertha Berlim

SV Darmstadt 98 - B. Moenchengladbach

- Campeonato Italiano (38ª rodada):

- Sábado:

(12h00) Juventus - Sampdoria

(15h45) Milan - Roma

Sassuolo - Inter

Napoli - Frosinone

- Domingo:

(15h45) Palermo - Hellas Verona

Lazio - Fiorentina

Udinese - Carpi

- Campeonato Francês (38ª rodada):

- Sábado:

(16h00) Reims - Lyon

Monaco - Montpellier

Saint-Etienne - Lille

Guingamp - Nice

Lorient - Gazélec-Ajaccio

Paris SG - Nantes

bur-jed/dr/am

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo