Topo

Partida Manchester United-Bournemouth é adiada por alerta de segurança

15/05/2016 17h49

Londres, 15 Mai 2016 (AFP) - A partida entre Manchester United e Bournemouth pela 38ª e última rodada da Premier League foi suspensa depois que um pacote suspeito foi encontrado na arquibancada e será disputada apenas na próxima terça-feira.

Por volta de 18h (14h no horário de Brasília), as autoridades informaram que o esquadrão antibomba do Exército britânico fez uma "explosão controlada" do pacote.

"O pacote parecia incrivelmente com um artefato explosivo, mas a análise completa concluída agora mostrou que não tinha condições de funcionar", acrescentou a polícia, ressaltando que as buscas continuam em todo o estádio.

"Após a descoberta de um pacote suspeito, a partida foi suspensa hoje a pedido da Polícia", escreveu no Twitter o clube de Manchester, pouco antes do horário previsto para o pontapé inicial do jogo (15h locais, 11h no horário de Brasília).

No final do dia, a Premier League informou que a partida foi remarcada para a próxima terça-feira, dia 17 de maio, às 20h00 locais (16h00 de Brasília).

Por volta das 14h40 deste domingo, os jogadores que estavam aquecendo no gramado foram retirados do local, enquanto funcionários da segurança do estádio eram informados sobre uma "Operação Código Vermelho" nos setores Sul e Stretford End da arquibancada.

Em meio a uma grande confusão, metade do estádio Old Trafford, com capacidade para 75.600 torcedores, foi evacuado. Enquanto isso, a administração pedia calma pelos alto-falantes, mas sem divulgar informações.

Reunidos nos setores norte e leste, os torcedores do Bournemouth não foram afetados pela medida e permaneceram por mais alguns minutos no estádio.

Trinta minutos depois do início previsto da partida, todos os setores das arquibancadas do "Teatro dos Sonhos" estavam vazios.

- Incidentes em série -"Não estamos tomando decisões levianas e estamos fazendo o nosso possível para garantir a segurança das pessoas presentes", justificou John O'Hare, adjunto do oficial de Polícia responsável pela segurança do local.

"Vamos tentar remarcar a partida assim que for possível, e os torcedores serão avisados. O Manchester United e a Premier League colocam a segurança dos torcedores e dos funcionários acima de tudo. Uma decisão como essa é sempre tomada em último caso, e pedimos desculpas pelos danos causados", enfatizou a Premier League.

É a segunda vez em menos de uma semana que uma partida do United é manchada por problemas de segurança. Na terça-feira, em Londres, o duelo com o West Ham teve seu início adiado, porque o ônibus que levava os jogadores do time de Manchester foi atacado a pedradas.

A segurança vem sendo reforçada na Europa depois dos atentados de 13 de novembro passado em Paris, marcados por explosões no Stade de France, durante o amistoso entre França e Alemanha.

Na última terça-feira (10), o Senado Francês aprovou a prorrogação do Estado de Emergência decretado após os ataques em Paris, para garantir a segurança da Eurocopa. O evento acontece no país de 10 de junho a 10 de julho.