Esporte

Austrália oferece aos atletas preservativos especiais contra o vírus da zika

16/05/2016 05h49

Sydney, 16 Mai 2016 (AFP) - A Austrália distribuirá aos atletas do país que participarão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (de 5 a 21 de agosto) preservativos com um gel antiviral, para reduzir os riscos de contaminação do vírus da zika.

O Brasil é o país mais afetado pelo vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti ou por contato sexual, pode provocar microcefalia no feto, uma má-formação grave e irreversível.

Na Vila Olímpica serão disponibilizados preservativos, mas o Comitê Olímpico Australiano (AOC) decidiu oferecer aos atletas do país camisinhas da marca "Dual Protect".

Produzido pelas empresas australianas Starpharma e Ansell, este preservativo é coberto com um gel, chamado VivaGel, que segundo os fabricantes é um "agente antiviral cujos estudos de laboratório demonstraram que desativa" vários vírus transmissíveis por via sexual, como o HIV, herpes genital ou HPV.

Os fabricantes também afirmam que os estudos de laboratório demonstram que o gel fornece "uma proteção antiviral quase completa" contra o vírus da zika.

O preservativo "Dual Protect" foi lançado recentemente na Austrália e os fabricantes o apresentam como uma novidade mundial. Também pretendem comercializar o produto no exterior.

O Brasil registrou quase 1,5 milhão de casos de zika desde 2015.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo