Esporte

Bayern fatura Copa da Alemanha na despedida de Guardiola

21/05/2016 19h40

Berlim, 21 Mai 2016 (AFP) - O Bayern de Munique sagrou-se campeão da Copa da Alemanha pela 18ª vez em sua história, ao derrotar o Borussia Dortmund nos pênaltis na final deste sábado, no estádio Olímpico de Berlim, na última partida do técnico Josep Guardiola no comando do time bávaro.

Depois do jogo terminar empatado sem gols no tempo normal e na prorrogação, o brasileiro Douglas Costa converteu a cobrança decisiva na disputa de pênaltis (4-3).

Quando viu o chute do camisa 11 balançar as redes, Pep não conteve as lágrimas e correu para abraçar os jogadores.

O espanhol deixa a Alemanha rumo ao Manchester City com sete títulos em três anos e se despede com mais uma "dobradinha" Bundesliga-Copa da Alemanha, como na primeira temporada (2013-2014).

"Passei três anos excepcionais aqui. Desejo o melhor ao Bayern para os próximos 20 anos. Tiro dessa passagem uma enorme experiência e vou sentir muita falta dos jogadores", emocionou-se o treinador.

Na era Guardiola, o "Refordmeister" foi tricampeão alemão, conquistou a copa nacional duas vezes e ainda ganhou a Supercopa da Europa e o Mundial de clubes em 2013.

Esses dois títulos internacionais, porém, só foram possíveis graças à conquista da Liga dos Campeões daquele ano, ainda sob o comando de Jupp Heynckes. Sem a "Taça Orelhuda" na galeria de troféus, a trajetória de Guardiola tem um gosto de inacabado.

- Falta de pontaria -Mesmo assim, o Bayern manteve ao menos a supremacia sobre o rival, que amargou o terceiro vice-campeonato seguido na competição.

Na temporada passada, o Borussia tinha até conseguido tirar os bávaros da disputa, com vitória nos pênaltis nas semifinais, mas acabou perdendo para o Wolfsburg na decisão (3-1).

"Estamos felizes por termos derrotado essa grande equipe. Tivemos bons momentos, eles também. Vencemos nos pênaltis, mas tudo poderia ter acontecido", analisou Guardiola.

Foi o último "Klassiker" de Pep, mas também o último do capitão do Borussia com a camisa do time aurinegro.

O zagueiro campeão do mundo com a seleção alemã, que foi revelado nas categorias de base do Bayern, acertou seu retorno para o clube alemão, que o comprou por 35 milhões de euros, oito anos depois de tê-lo vendido ao rival, por "apenas" 8 milhões.

Os dois times criaram chances no primeiro tempo. Thomas Müller quase marcou de fora da área aos 4, e de cabeça aos 22, mas não caprichou na pontaria.

Douglas Costa estava com o pé mais calibrado, mas viu o goleiro Roman Burki fazer uma grande defesa, aos 32.

Do lado do Borussia, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang levou perigo com suas arrancadas e com um chute que deu um susto na torcida bávara, aos 33.

- A revanche de Douglas Costa -O Bayern voltou mais ofensivo depois do intervalo, e Ribéry exigiu mais uma defesa difícil de Burki aos 30 da etapa final.

"Auba" quase deu a vitória ao time do Ruhr a cinco minutos do fim do tempo normal, mas mandou a bola por cima após receber ótimo cruzamento de Piszczek.

Como nas finais de 2008 e 2014, o jogo foi para a prorrogação, e os bávaros levaram a melhor mais uma vez.

Burki voltou a salvar o Borussia, ao se esticar todo para defender uma cobrança de falta de Alaba, mas não conseguiu ser o herói da disputa de pênaltis.

Sven Bender e Sokratis Papastathopoulos desperdiçaram suas cobranças, enquanto apenas o jovem Joshua Kimmich vacilou do lado bávaro.

Coube a Douglas Costa dar o título ao Bayern. Uma bela volta por cima para o brasileiro, que foi um dos "Vilões" da eliminação diante do Paraguai na Copa América, ao isolar sua cobrança na disputa de pênaltis.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo