Topo

Juve veta ida de Dybala às Olimpíadas do Rio-2016

22/05/2016 14h57

Milão, 22 Mai 2016 (AFP) - Grande destaque da conquista da 'dobradinha' Scudetto-Copa da Itália com a Juventus, o jovem atacante argentino Paolo Dybala não foi liberado pelo clube de Turim para disputar os Jogos Olímpicos do Rio-2016 com a seleção do seu país.

"É decepcionante, mas a Juventus não me deu a permissão de ir ao Rio", lamentou o atleta depois da vitória por 1 a 0 sobre o Milan na final da Copa nacional, no último sábado, no estádio Olímpico de Roma.

Como as Olimpíadas não fazem parte do calendário oficial de jogos internacionais da Fifa, os clubes não são obrigados a liberar jogadores.

Dybala tem idade olímpica (22 anos), por isso não precisaria preencher uma das três vagas autorizadas para jogadores acima de 23 anos.

A frustração veio em dose dupla para a promessa, que também ficou fora da Copa América do Centenário, por escolha do técnico Gerardo 'Tata' Martino.

Ex-craque da Juve, o veterano Carlos Tévez, que vem tendo atuações convincentes com o Boca Juniors na Copa Libertadores, também ficou fora da convocação para o torneio continental, anunciada na sexta-feira.

No lugar de Tévez e Dybala, 'Tata' preferiu chamar Ezequiel Lavezzi, que saiu do Paris Saint-Germain para jogar no futebol chinês.

Contratado no início da temporada junto ao Palermo, Dybala mostrou-se um substituto à altura de Tévez, terminando na vice-artilheria da Série A italiana, com 19 gols.

Foi superado apenas pelo compatriota Gonzalo Higuaín, do Napoli, que quebrou o recorde absoluto para uma única temporada, com 36.

"Devo respeitar a decisão do treinador. Não é fácil integrar um grupo com tantos atacante fenomenais", resumiu Dybala.

É verdade que, apesar da escolha questionável de Lavezzi, existe uma concorrência ferrenha no ataque da seleção argentina, que terá, além de Higuaín, Messi, Agüero e Di María na Copa América, dos dias 3 a 26 de junho, nos Estados Unidos.

No caso do Brasil, Neymar foi autorizado pelo Barcelona a disputar as Olimpiadas desde que abra mão do torneio continental.