Topo

Desfalcado, Brasil testa confiança contra Panamá antes da Copa América

28/05/2016 15h22

São Paulo, 28 Mai 2016 (AFP) - Sem poder contar com vários jogadores importantes, a seleção brasileira tentará ganhar confiança diante do modesto Panamá, neste domingo, em Denver, no último amistoso antes da Copa América do Centenário.

Além de Neymar, que não foi convocado para a competição continental para priorizar sua presença nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o Brasil terá outro desfalque de peso no ataque, o meia Douglas Costa.

O jogador do Bayern de Munique, que é certamente um dos mais valorizados na Europa depois do craque do Barcelona, foi cortado na noite de quinta-feira e substituído por Kaká, que jogará o torneio 'em casa', já que atua no Orlando City, da Major League Soccer norte-americana.

Em relação à convocação inicial, o técnico Dunga também perdeu por lesão o centroavante Ricardo Oliveira, do Santos, substituído por Jonas.

Como se não bastasse, o jovem meia Rafinha Alcântara, do Barcelona, foi vetado do amistoso contra os panamenhos por sentir dores na coxa esquerda, e virou dúvida para a Copa América.

- Goleada pré-Copa -A esses problemas de lesão somam-se as ausências do volante Casemiro, do Real Madrid, e o lateral-esquerdo Filipe Luís, do Atlético de Madri que disputam neste sábado a final Liga dos Campeões, em Milão. Eles se apresentarão com a seleção apenas na segunda-feira.

Neste panorama, Dunga terá contra o Panamá a última oportunidade de fazer ajustes para repor esses desfalques.

Jonas, que não tem as caraterísticas de centroavante fixo de Ricardo Oliveira, deve ser escalado na ponta do ataque, com Willian e Philippe Coutinho jogando pelas pontas e Renato Augusto articulando as jogadas.

"Acho que será uma partida importantíssima, porque serve para preparar a seleção. Vai servir, não apenas para mim, mas para todos, para formar um bom grupo e conhecer melhor as caraterísticas de cada um", afirmou na sexta-feira Jonas, que foi artilheiro do Campeonato Português, com 32 gols marcados com o Benfica.

O Panamá, que também disputará a Copa América, no grupo do Chile e da Argentina, já enfrentou o Brasil na reta final da preparação para outra competição, a Copa do Mundo de 2014.

Na ocasião, a seleção venceu por 4 a 0, em Goiânia, com gols de Neymar, Daniel Alves, Hulk e Willian, mas isso não impediu o fracasso no torneio, com o fatídico 7-1 na semifinal contra a Alemanha.

- Em busca da identidade -Nos Estados Unidos, o Brasil tentará evitar outro vexame, como na última edição da Copa América, quando foi eliminado nos pênaltis pelo Paraguai, no ano passado, no Chile.

A estreia será no dia 4 de junho, contra o Equador, no Rose Bowl de Pasadena, estádio onde Dunga ergueu a taça de campeão mundial em 1994.

Para o capitão do tetra, que está balançando no cargo, o objetivo também é aproveitar a competição para dar tempo de convivência ao grupo, com a oportunidade de treinar por mais um mês juntos, embora a ausência de Neymar tire um pouco da relevância da experiência.

Muito além da Copa América, a seleção precisa reencontrar sua identidade para não correr risco de uma humilhação muito maior.

O Brasil está fora da zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, depois de seis rodadas nas eliminatórias, e vai ter que mostrar outra cara para não ficar fora do torneio pela primeira vez da sua história.

-- Prováveis escalações:

Brasil: Alisson - Fabinho, Gil, Miranda, Douglas Santos - Luiz Gustavo, Elias, Renato Augusto, Philippe Coutinho, Willian - Jonas. T: Dunga.

Panamá: Jaime Penedo - Adolfo Machado, Felipe Baloy, Roderick Miller, Luis Henríquez - Gabriel Gómez, Amílcar Henríquez, Armando Cooper, Valentín Pimentel- Ricardo Buitrago e Ismael Díaz T: Hernán Darío Gómez.