Esporte

Murray e Wawrinka avançam às quartas de Roland Garros, Raonic eliminado

29/05/2016 18h35

Paris, 29 Mai 2016 (AFP) - O número dois do mundo e o atual campeão Stanislas Wawrinka garantiram presença nas quartas de final de Roland Garros ao derrotar neste domingo o americano John Isner e o sérvio Viktor Troicki, enquanto o canadense Milos Raonic ficou pelo caminho.

Oitavo cabeça de chave, Raonic foi surpreendido pelo espanhol Albert Ramos (55º), com derrota contundente em três sets, com parciais de 6-2, 6-4 e 6-4.

Canhoto de 28 anos, Ramos nunca tinha vencido mais de duas partidas seguidas em Grand Slams e vinha de quatro eliminações seguidas no torneio parisiense.

"Não consigo acreditar que cheguei até aqui. Nem sei porque as coisas estã indo tão bem. Acho que o dia nublado me ajudou porque deixou a quadra mais lento, o que prejudicou o saque dele, que sua principal arma", comentou o espanhol.

Na próxima fase, ele terá outro grande desafio pela frente, já que seu adversário na próxima fase é ninguém menos que o atual campeão Wawrinka, número 4 do mundo.

O suíço deixou escapar um set, mas venceu Troicki (N.22) por (7-6 (7/5), 6-7 (7/9), 6-3, 6-2). O sérvio causou muitos problemas ao favorito nos dois primeiros sets, mas sentiu dores na perna no terceiro e acabou cedendo diante da precisão e da potência dos golpes de 'Stanimal'.

"É bom estar nas quartas de novo. Vou aproveitar, mas não quero parar por aí", afirmou Wawrinka, que venceu todas as seis partidas que disputou contra Ramos no passado.

Quando Troiki precisou ser atendido pela equipe médica por causa do problema na perna, o suíço protagonizou um momento inusitado, ao jogar com um pequeno boleiro, que viveu uma experiência inesquecível por alguns minutos. "Eu estava um pouco entediado", justificou o número 4 do mundo, quando perguntado porque resolveu trocar bolas com o menino.

- Gasquet rompe a sina das oitavas -Poucas horas depois, Murray garantiu sua vaga ao vencer com autoridade por 7-6 (11/9), 6-4, 6-3 o americano John Isner (N.15), de 2,06 m, depois de superar nas oitavas outro 'gigante', o croata Ivo Karlovic (2,10 m).

Isner chegou até a ter três 'set points' no tie-break que decidiu a primeira parcial, mas não teve a frieza necessária para fechar. A partida foi interrompida pela chuva no início do segundo set, o que claramente favoreceu o escocês.

"O saibro ficou pesado e isso me ajudou", relatou o vice-líder do ranking, usando a mesma explicação de Ramos, que, como ele, enfrentou um grande sacador. "Ganhar o primeiro set foi chave. Eu não tinha tido oportunidades antes do tie-break. Depois da interrupção, consegui melhores devoluções", completou.

O britânico, que teve que disputar duas batalhas de cinco sets nas primeiras rodadas, enfrentará nas quartas o francês Richard Gasquet (N.9).

A última esperança local rompeu a sina das oitavas de final, depois de perder nas últimas quatro vezes em que chegou a esta altura da competição, em 2011, 2012, 2013 e 2015. Nessas edições, ele tinha enfrentado adversários complicadíssimos: Djokovic (duas vezes), Wawrinka e Murray.

Desta vez, o francês mediu forças com o japonês Kei Nishikori (N.5), que superou em quatro sets, por 6-4, 6-2, 4-6 e 6-2.

No feminino, a sensação do dia foi a classificação da americana Shelby Rogers, 108ª colocada do ranking, que derrotou a romena Ana-Camelia Begu (N.25) em dois sets, por 6-3 e 6-4.

Para chegar às quartas de final de um Grand Slam pela primeira vez da sua carreira, a tenista de 23 anos eliminou três cabeças de chave. Antes da romena, ela despachou duas tchecas, Karolina Pliskova (N.17), na primeira rodada, e Petra Kvitova (N.10), na terceira.

- Soares eliminado -Nas duplas femininas, a suíça Martina Hingis e a indiana Sania Mirza viram acabar no saibro parisiense o sonho de conquistar os quatro Grand Slams em sequência.

Depois de conquistar Wimbledon e o US Open no ano passado e o Aberto da Austrália no início da temporada atual, as veteranas foram eliminadas na terceira rodada de Roland Garros pelas tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova (6-3 e 6-2).

As irmãs americanas Serena e Venus Williams também ficaram pelo caminho, ao perder para a holandesa Kiki Bertens e a Sueca Johanna Larsson por duplo 6-3. Ambas ainda estão vivas na chave de simples.

No masculino, o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray, irmão de Andy, foram eliminados nas oitavas de final pelo indiano Leander Paes e o polonês Marcin Matkowski, em dois sets decididos no tie-break, por 7/6 (7/5) e 7/6 (7/4).

Resultados deste domingo em Roland Garros:

-Simples masculino (oitavas de final):

Albert Ramos (ESP) x Milos Raonic (CAN/N.8) 6-2, 6-4, 6-4

Stan Wawrinka (SUI/N.3) x Viktor Troicki (SRV/N.22) 7-6 (7/5), 6-7 (7/9), 6-3, 6-2

Richard Gasquet (FRA/N.9) x Kei Nishikori (JAP/N.5) 6-4, 6-2, 4-6, 6-2

Andy Murray (GBR/N.2) x John Isner (EUA/N.15) 7-6 (11/9), 6-4, 6-3

-Simples feminino (oitavas de final):

Garbiñe Muguruza (N.4) x Svetlana Kuznetsova (N.13) 6-3, 6-4

Shelby Rogers (EUA) x Irina Begu (ROM/N.25) 6-3, 6-4.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo