Esporte

Nuzman garante que velódromo é única obra atrasada para Jogos Olímpicos

01/06/2016 18h08

Lausana, Suíça, 1 Jun 2016 (AFP) - "A única instalação atrasada é a do velódromo", assegurou nesta quarta-feira Carlos Arthur Nuzman, o presidente do Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos do Rio, faltando apenas dois meses para a cerimônia de abertura, em resposta às preocupações da União Ciclista Internacional (UCI).

"A pista já está aí, foi instalada há mais de um mês. O que resta a fazer são apenas complementos da instalação, acabamentos", explicou o dirigente à AFP, em Lausanne, na Suíça, onde participou da reunião da Comissão executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Na semana passada, o presidente da UCI, Brian Cookson, mostrou-se preocupado com o atraso das obras. Na sexta-feira, Christophe Dubi, diretor do COI encarregado dos Jogos, tinha afirmado à AFP que "o cronograma está muito tenso".

"A responsabilidade de acompanhar as obras é da Prefeitura, mas acho que a obra será entregue até o final de junho, só não posso dizer o dia exato", avaliou Nuzman, ressaltando que "os operários estão trabalhando forte" para cumprir os prazos.

"Queremos a entrega para o final de junho, e já falamos a respeito com o senhor Cookson", esclareceu.

A Prefeitura rompeu há dois dias o contrato com a empresa Tecnosolo, responsável pela obra que está em processo de recuperação judicial.

Já foi assinado um contrato com Engetécnica, que já atuava como subsidiária.

A Tecnocolo, que alega que os atrasos são devidos a falhas do projeto inicial da prefeitura, decidiu levar o caso à justiça.

Zika: "seguir" recomendações da OMSO dirigente também afirmou que não existia atraso nas obras do estádio de tênis e da piscina olímpica.

"A Arena de natação está maravilhosa. Os torcedores estarão como em um estádio de futebol, então não acho que tenha problemas, será sem dúvidas um grande sucesso", insistiu.

Nuzman também rebateu críticas sobre o sistema de transporte do Rio, sendo que a inauguração da linha 4 do metrô foi adiada várias vezes e remarcada recentemente para o dia 1º de agosto, apenas quatro dias antes da cerimônia de inauguração dos Jogos.

"Podemos dizer que a prefeitura do Rio dez um trabalho espetacular, com 150 quilômetros de BRT (corredor de ônibus expresso) e a linha 4 do metrô, que já está em período de teste. Vai começar a operar antes dos Jogos e com isso teremos uma grande rede de transporte público", assegurou o presidente do comitê organizador.

A nova linha de metrô, porém, poderá ser usada apenas pela "família olímpica", ou seja, dirigentes, atletas ou jornalistas credenciados para o evento, ou por torcedores que possuem ingressos para as competições.

A abertura parcial para o grande público deve acontecer apenas em setembro, depois dos Jogos Paralímpicos.

Perguntado sobre a carta aberta assinada por mais de 150 cientistas pedindo o adiamento dos Jogos por causa da epidemia do vírus Zika, o dirigente limitou-se a dizer que pretende "seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde" (OMS), que descartou qualquer mudança de cronograma.

Apesar disso, astros do esporte mundial como Pau Gasol, pivô da seleção espanhola de basquete, já avisaram que cogitam não viajar ao Rio.

"Já não estamos mais preocupados porque temos presença confirmada de Novak Djokovic, Rafael Nadal, Usain Bolt, a o 'Dream Team' americano de basquete. Os outros podem ficar em casa, não vai fazer nenhuma diferença para os Jogos", completou Nuzman.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo